Panorama
 
 
 
 

AMAZÔNIA PODE VOTAR PROJETO SOBRE MULTA AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2006

13/02/2006 - A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional poderá votar em reunião ordinária nesta quinta-feira (16) o Projeto de Lei 5236/01, do ex-deputado Confúcio Moura, que destina as multas recolhidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) à recuperação do local onde o crime contra o ambiente ocorrer. O projeto foi rejeitado pela Comissão de Meio Ambiente, mas tem parecer favorável do relator na Comissão da Amazônia, deputado Hamilton Casara (PSDB-RO), com substitutivo. Casara propõe um ajuste na proposta de Confúcio Moura, de forma a assegurar um percentual mínimo de 50% dos recursos provenientes da arrecadação de multas aplicadas na região amazônica para aplicação local. Isso porque, em sua opinião, não se deve contingenciar de forma excessivamente rígida a destinação do produto da arrecadação das multas por crime ambiental, uma vez que a Lei de Crimes Ambientais (N° 9605/98) já determina que as multas por infração ambiental sejam revertidas ao Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), ao Fundo Naval e a fundos estaduais ou municipais de meio ambiente.

Pará

Na mesma reunião, poderá ser votado também o Projeto de Lei Complementar (PLP) 150/04, do deputado Zequinha Marinho (PSC-PA), que autoriza o Poder Executivo a transformar as áreas próximas à rodovia estadual PA-279 em eixo de desenvolvimento integrado. O objetivo é tornar a região sudeste do Pará capaz de, por meio da articulação municipal, ampliar suas possibilidades de crescimento.
Nos municípios do eixo da PA-279, que liga Xinguara e São Felix do Sul, há grandes rebanhos bovinos de corte e de leite, aproveitados em fábricas de laticínios. A população desses municípios era de 101.485 habitantes em 2000, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O relator, deputado Davi Alcolumbre (PFL-AP), é favorável à matéria.

Novos estados

Estão na pauta de votações ainda oito projetos de decreto legislativo, que prevêem a criação de novos estados e a divisão de já existentes.

 
 

Fonte: Agência Câmara (www.camara.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.