Panorama
 
 
 
 

APREENSÃO DE CAMINHÕES EM RONDÔNIA ESTÁ PREVISTA EM LEI

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2006

(14/02/06) - Na madrugada do dia 26/01 a Gerência Executiva do Ibama em Rondônia realizou uma operação para coibir o transporte ilegal de madeiras na região. Como resultado da ação foram apreendidos mais de 100 metros cúbicos de madeira e sete caminhões – seis deles sem Autorização de Transporte de Produtos Florestais (ATPF) e um com ATPF falsa.

O Ibama havia colocado a Polícia Rodoviária Federal de Ariquemes como fiel depositária dos bens. Mas, dois dias após a operação, o delegado da Polícia Civil, Tiago Leite, havia liberado quatro desses caminhões ilegais.

Com vistas a coibir a continuidade dessa irregularidade, o Ibama realizou uma reunião no dia 07/02 com representantes da Promotoria de Justiça de RO, Prefeitura de Ariquemes, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Associação dos Madeireiros de Ariquemes, Ordem dos Advogados do Brasil e imprensa local.
Após a reunião, a Juíza da Comarca de Ariquemes, Duília Sgrott Reis, determinou que, a partir do dia 13/02, os caminhões apreendidos carregando madeiras ou outros produtos florestais de forma ilegal seriam leiloados. Essa decisão reforçou a continuidade do trabalho do Ibama na região contra ilícitos ambientais, em especial o transporte ilegal de madeiras.

Na verdade, a operação buscou o cumprimento da Lei de Crimes Ambientais, que em seu artigo 25, parágrafo quarto diz que “os instrumentos utilizados na prática da infração serão vendidos, garantida a sua descaracterização por meio da reciclagem”.

Mas essa decisão gerou revolta na região, e cerca de 180 caminhoneiros interditaram ontem a BR-364, que dá acesso à cidade de Ariquemes-RO em protesto. Eles pressionam para que o governo local solucione essa questão.

“O Ibama, ao buscar o poder judiciário e a polícia para atuar na solução desse problema, está na verdade não apenas combatendo os ilícitos ambientais, mas protegendo a economia do Estado, uma vez que os caminhões que transitam com ATPF falsa, ou mesmo sem esse documento, pertencem a empresários que não cumprem muitas vezes obrigações trabalhistas e sonegam impostos – o que compromete o desenvolvimento. Nesse sentido estamos separando os empresários que trabalham legalmente daqueles que agem contra a lei”, afirmou o gerente executivo do Ibama em Rondônia, Osvaldo Pittaluga.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Sandra Tavares)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.