Panorama
 
 
 
 

BRASIL MOSTRARÁ AVANÇOS CONTRA PERDA DE BIODIVERSIDADE DURANTE CONFERÊNCIA EM CURITIBA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2006

18/02/2006 - O Brasil vai sediar a 8º reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 8). O encontro será realizado em Curitiba (PR) entre os dias 20 e 31 de março e contará com a participação de representantes de 188 países.

Entre os temas a serem discutidos na conferência estão a diversidade biológica de ilhas oceânicas, de terras áridas e sub-úmidas; a iniciativa mundial sobre taxonomia (classificação); acesso e repartição de benefícios; e educação e conscientização pública.

A conferência é a principal instância decisória dentro da Convenção sobre Diversidade Biológica, que estabelece normas e princípios para o uso e a proteção da diversidade biológica em cada país signatário. O Brasil está entre os países que ratificaram a convenção.

Em entrevista exclusiva à Agência Brasil, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que a conferência será uma oportunidade para o Brasil mostrar os grandes avanços feitos na área. "O Brasil está trabalhando muito fortemente no objetivo de reduzir a perda de biodiversidade, de acordo com os compromissos da convenção. Já estabelecemos o mapa de todos os biomas brasileiros e estamos com uma política ousada de criação de unidades de conservação", disse.

Segundo a ministra, o país já tem políticas específicas para as principais áreas biológicas do país: o cerrado, a caatinga, o pantanal, a mata atlântica, a Amazônia e os campos sulinos. Ela disse ainda acreditar que ao final do encontro seja feita uma espécie de Declaração de Curitiba contendo uma agenda voltada para a implementação dos compromissos da convenção.

Também será realizada em Curitiba a Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP 3), que faz parte dos fóruns de decisão da Convenção sobre Diversidade Biológica. De 13 a 17 de março serão discutidas as cumprimento e implementação das decisões do Protocolo.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Roberta Lopes

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.