Panorama
 
 
 
 

MUNICÍPIOS DISCUTEM CONSERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA BAIANA

Panorama Ambiental
Belo Horizonte (MG) – Brasil
Fevereiro de 2006

Oficina Participativa traçará o Plano de Educação e Comunicação para o entorno do empreendimento Veracel

Porto Seguro, 14 de fevereiro de 2006 — Representantes da sociedade civil organizada e do poder público de dez municípios baianos reúnem-se nos próximos dias 15 e 16, em Porto Seguro, para discutir uma estratégia de conservação dos remanescentes da Mata Atlântica na área de influência da Veracel. Dentre os remanescentes importantes, com seis mil hectares, a RPPN Estação Veracruz, entre Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália (BA), de propriedade da empresa, constitui-se na maior reserva privada desse bioma e será um dos focos da Oficina de Planejamento Participativo, que ocorre no Hotel Porto Calem, em Porto Seguro, das 8h30 às 18h.

Por suas características, a Estação Veracruz é considerada fundamental para a conservação da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados e ricos do planeta e do qual restam apenas 7% da área inicial. Ela mantém intocada, como floresta primária, cerca de 80% de sua dimensão, que serve de habitat para espécies de flora e fauna endêmicas, que só ocorrem naquele local; ameaçadas de extinção ou vulneráveis, tais como o gavião real, o beija-flor-canela, o macaco prego de crista e o papagaio chauá. Outro diferencial da Estação é a presença de espécies da Floresta Amazônica, que reforçam a hipótese de relação entre os dois biomas.

A iniciativa faz parte da parceria entre a organização não-governamental Conservação Internacional (CI-Brasil) e a empresa Veracel Celulose, com apoio do Instituto BioAtlântica. O objetivo é o fortalecimento do Corredor Central da Mata Atlântica na região, através do planejamento do uso e gestão da paisagem regional de forma sustentável e participativa, incluindo demais unidades de conservação, tanto públicas quanto privadas.

A Gerente de Articulação Social da CI-Brasil, Viviane Junqueira, salienta que a região tem alto índice de turistas e pode ser a porta de entrada para que a população tenha informações sobre a Mata Atlântica e contribua para sua conservação. Atualmente, são recebidos dois mil visitantes por ano na Estação, que recebeu o título de Sítio do Patrimônio Mundial Natural, pela Unesco. A oficina irá reunir cerca de 50 profissionais da região entre jornalistas, lideranças religiosas e comunitárias, ambientalistas, representações das esferas de governo municipal e estadual, empresários, proprietários privados, entre outros. “Juntos, vamos pensar os problemas ambientais existentes e os projetos educativos e de comunicação que poderiam contribuir para minimizá-los”.

“Estamos numa área crítica de conservação e temos a oportunidade de desenvolver um projeto participativo que gere resultados efetivos”, avalia a Gerente de Meio Ambiente da Veracel, Zeila Piotto, observando ser necessário um esforço conjunto para superar o desafio de atuar numa área de abrangência tão ampla e com dificuldades, não só de informação, mas de ordem sócio-econômica e ambiental.

Esta oficina faz parte do Programa de Comunicação e Educação Ambiental e de projeto mais amplo entre CI-Brasil e Veracel, que inclui ainda a revisão do Plano de Manejo da RPPN, a execução de um Programa de Pesquisa para a Conservação e a integração com outros projetos socioambientais desenvolvidos na região.

Sugestões de abordagens complementares:
- História da Unidade de Conservação: da “Fazenda Americana” à RPPN Veracruz
- Relação Mata Atlântica e Floresta Amazônica
- Potencial de pesquisa em biodiversidade na RPPN

 
 

Fonte: Conservação Internacional Brasil (www.conservation.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.