Panorama
 
 
 
 

FISCALIZAÇÃO DE CRIME AMBIENTAL NO RIO PODE CHEGAR A OUTRAS REGIÕES DO ESTADO, DIZ GERENTE DO IBAMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2006

13/02/2006 – O trabalho da força-tarefa da Operação Ceriá, comandada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na região da Costa Verde, sul do Rio de Janeiro, pode ser estendido a mais quatro regiões do estado ainda este ano.

A expectativa é do gerente-executivo do Ibama do Rio, Rogério Rocco, que considerou positiva a ação conjunta contra crimes ambientais. Na semana passada, a operação mobilizou 200 agentes do Exército, da Marinha, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, das Polícias Militar e Civil, de Ministérios Públicos Federal e Estadual e as prefeituras de Parati e Angra dos Reis.

"Foi uma atuação conjunta que atuou de forma intensiva e confirmou a expectativa de grande quantidade de [atos] ilícitos ambientais que se davam naquela região", disse, em entrevista à Agência Brasil. "Nesse sentido, esse arranjo estará operando permanentemente no estado para cobrir outras regiões. Eu espero que, em 2006, a gente consiga atingir mais quatro regiões do estado, no mar e na serra", acrescentou.

Segundo ele, na região serrana há um conjunto de unidades de conservação, "uma cobertura florestal significativa", que atravessa uma série de problemas. Na região costeira, avaliou Rocco, "tem características próprias e precisa de um choque de gestão"

O balanço final da operação será fechado na próxima quarta-feira (15), quando os dados serão cruzados entre os órgãos que participaram ação. Rocco informou que o trabalho na Costa Verde prossegue por mais de 60 dias, com o acompanhamento das medidas adotadas, e, depois, com a destinação de um maior número de analistas ambientais para consolidar a atuação do estado no local.

Durante o trabalho, a força-tarefa aplicou multas no valor aproximado de R$ 2 milhões, embargou construção irregulares, apreendeu armas e apetrechos de caçadores de animais silvestres, libertou algumas espécies mantidas em cativeiro, estourou uma plantação de maconha na Serra da Bocaina, pontos de caçadores e de rebanhos de gado.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Norma Nery

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.