Panorama
 
 
 
 

IBAMA REALIZA CENSO DA PESCA NA BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO

Panorama Ambiental
Belo Horizonte (MG) – Brasil
Fevereiro de 2006

(14/02/06) - Até quinta-feira, dia 16, o Ibama dá mais um importante passo na revitalização do Rio são Francisco. Minas Gerais sedia seminário sobre o programa “Estatística de Desembarque Pesqueiro na Bacia do Rio São Francisco”. O Objetivo é planejar a realização do censo estrutural da pesca continental nos Estados de Minas, Goiás, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, além do Distrito Federal. As ações no Rio iniciam-se em abril.

Para o Diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, Rômulo José Fernandes Barreto Mello, que participa da abertura, o “censo é primordial para se conhecer o impacto causado pela atividade pesqueira na região. Quanto se produz, o que se produz, aonde se produz, são perguntas importantes para a formatação de um plano de ordenamento pesqueiro. Dessa forma, será possível melhor administrar os estoques de peixes – que são finitos. Contando sempre com a presença nas discussões dos pescadores”.

Além da Federação de Pescadores de Minas Gerais e Analistas do Ibama dos estados da Bacia, participam como parceiros técnicos do IBGE, do IEF, da Chesf, da Codevasf, Comitês de Bacia e da Semad, dentre outros.

Desembarque

O método utilizado, segundo o analista ambiental do Ibama Geovânio Oliveira, privilegia a implantação de uma rede de coletores de dados nos principais pontos de desembarque pesqueiro. A médio prazo será possível implementar e consolidar a estatística pesqueira na calha do Rio São Francisco.

O sistema empregado já vem sendo testado pelo Ibama desde a década de 90 e tem mostrado bons resultados. Durante o seminário serão apresentados trabalhos de sucesso realizados por técnicos no Ceará e em Pernambuco.

O Rio

A bacia do Rio São Francisco possui uma área de 640 mil km2, ocupando 8% do território nacional, percorrendo cerca de 2.700 km. Possui 36 tributários de porte significativo, dos quais apenas 19 são perenes, sendo que os principais contribuintes são os da margem esquerda, principalmente de Minas Gerais, que fornecem cerca de 70% das águas em um percurso de apenas 700 Km.

A pesca emprega cerca de 30 mil pessoas entre pescadores, familiares diretamente envolvidos e atravessadores. A Atividade pesqueira é responsável por uma produção de aproximadamente 15 mil toneladas/ano, das quais cerca de nove mil toneladas/ano são provenientes dos reservatórios das hidrelétricas de Sobradinho, Itaparica, Três Marias e Paulo Afonso. Essa produção é relativamente baixa, considerando que os grandes reservatórios e açudes construídos no Vale do São Francisco representam atualmente cerca de 1000 mil hectares inundados. Se bem administrada existe a possibilidade de aumentar essa produção para 52 mil toneladas de pescado.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Valdo Veloso)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.