Panorama
 
 
 
 

MEIO AMBIENTE CAPACITA PARA COLETA E DESTINO DO LIXO E LIBERA MAIS TRÊS ATERROS SANITÁRIOS

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Fevereiro de 2006

17/02/2006 - Assinatura de Ordens de Serviço e cursos de capacitação fazem parte do Programa Desperdício Zero que visa eliminar os lixões a céu aberto, transformando todos em aterros sanitários controlados

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, e o presidente da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Sudersha), Darcy Deitos, assinaram nesta semana mais três ordens de serviço para construção de aterros sanitários nos municípios de Iguatu, Iracema do Oeste e Xambrê no valor total de R$ 175 mil.
Cheida também participou, na última quarta-feira, da abertura de cursos de capacitações do Programa Desperdício Zero nos municípios de Jaboti, Santo Antonio da Platina e Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Estado, com a participação de 900 pessoas - entre diretores e professores de escolas municipais, estaduais e particulares e lideranças regionais.
Durante a solenidade, Cheida destacou que “a coleta seletiva dentro dos padrões propostos pela Secretaria do Meio Ambiente aumenta em 84% a vida útil dos aterros sanitários”. Ou seja, em vez de durar 20 anos, o período de utilização sobe para 36 anos, disse o secretário, para quem este é apenas um dos benefícios obtidos pela coleta seletiva: “os demais são sociais, como geração de emprego e renda no reaproveitamento de resíduos, além dos ambientais que a reciclagem oferece proporcionando menor impacto sobre os recursos naturais para obtenção de matérias-primas”.
Para Darci Deitos, tanto a capacitação quanto os aterros representam uma nova forma de fazer política no Paraná: “Por menor que seja o município, este governo dá mostras de que se preocupa com o meio ambiente e com a saúde do povo paranaense”, disse.
Além de lideranças locais e regionais, os eventos contaram com as presenças dos prefeitos de Iguatu, Martinho Godoy; de Iracema do Oeste, Leônidas Rodrigues Neto; de Xambrê, Rodrigo Ziliotto; de Jaboti, Jorge de Siqueira; de Pinhão, Valdomiro Teixeira Fraitz; de Japira, João Renato Custódio; de Tomazina, Luiz de Farias; de Conselheiro Mayrink, Luiz Carlos Bueno; de Santo Antonio da Platina, José Ritti Filho e de Jacarezinho, Valentina Helena Toneti.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.