Panorama
 
 
 
 

MINISTRA DESTACA PARCERIA DE COMUNIDADES INDÍGENAS NO COMBATE AO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2006

17/02/2006 - As comunidades indígenas são grandes parceiras do governo no combate ao desmatamento na Amazônia. A afirmação foi feita pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia. Segundo a ministra, os povos indígenas promovem a proteção da floresta e da biodiversidade.

Marina Silva informou que o ministério vem liberando recursos para estimular a gestão ambiental e pretende criar um sistema de unidades de conservação nas áreas indígenas. "O que nós temos feito é o que chamamos de gestão ambiental em terras indígenas. Temos, inclusive, um programa que faz repasses de recursos para essa modalidade de gestão em terra indígena", explicou.

A ministra disse também que foram criados cerca de 150 pontos de internet em várias comunidades da Amazônia. "Acabamos de fazer, junto com o Ministério das Comunicações, uma parceria para o estabelecimento de pontos de internet que estão sendo instalados para que as comunidades possam ter agilidade na informação, tanto em relação à divulgação de sua cultura, quanto à possibilidade de divulgar os problemas que eles estão enfrentando", afirmou.

Na entrevista, a ministra comentou ainda o plano de desenvolvimento sustentável criado para a rodovia BR-163, que corta a Amazônia. Ela contou que, ao longo da rodovia, serão criadas florestas nacionais e desenvolvidos projetos de assentamentos extrativistas, reservas extrativistas e os chamados projetos de desenvolvimento sustentável (PDS), que são novos modelos de assentamentos baseados na produção agrícola familiar, atividades extrativistas de subsistência e baixo impacto ambiental.

De acordo com a ministra, a criação de um distrito florestal sustentável na BR-163 vai gerar cerca de 100 mil empregos e arrecadação de R$ 1,8 bilhão, "que poderão ser investidos pelas prefeituras para o benefício da população".

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Bianca de Paiva

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.