Panorama
 
 
 
 

PESQUISADOR DIZ QUE ENCHENTES NO ACRE PODEM SER REFLEXO DE DESEQUILIBRIO AMBIENTAL DO PLANETA

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Fevereiro de 2006

20/02/2006 - A chuva que começou há dez dias e já alagou 27 bairros da capital do Acre pode ser outra demonstração de desequilíbrio do meio ambiente mundial. A análise é do coordenador do Grupo de Estudos e Serviços Ambientais da Universidade Federal do Acre (Acrebioclima), Alejandro Duarte.

"Ainda precisamos estudar mais para levantar as prováveis causas dessa concentração", declarou Alejandro. "Mas posso supor que está ligada à seca anormal que aconteceu no ano passado, ao desequilíbrio ambiental do planeta".

Duarte explicou que "geralmente, quando há uma grande enchente, chove muito no mês anterior. Mas em janeiro as chuvas no leste do Acre [região onde fica a capital] foram entre baixas e normais", revelou o pesquisador. "Na média, elas ficaram em 330 milímetros de precipitação. Em fevereiro, estão em 220 milímetros".

Segundo Duarte, as chuvas inesperadamente se concentraram na parte sudeste do Acre, na região conhecida como Alto da Bolívia, na fronteira com o país vizinho. "É lá que nascem o Rio Purus e o Rio Acre", informou.

Até o momento, 860 famílias estão alojadas no ginásio municipal e em 33 escolas públicas estaduais e municipais. Outras 921 foram deslocadas para casas de parentes e amigos. Desde as 23 horas de ontem (19), o nível do rio subiu mais 6 centímetros. Foram atingidos 7,7 mil imóveis.

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê que a chuva possa diminuir a partir de quarta-feira (22).

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.