Panorama
 
 
 
 

PRESIDENTE DA CETESB E VICE-PREFEITA DE PERUÍBE ABREM ATIVIDADES DO VERÃO LIMPO/06

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2006

17/02/2006 - O presidente da CETESB, Rubens Lara, abriu hoje a campanha Verão Limpo 2006 em Peruíbe. O lançamento da campanha de conscientização ambiental dos banhistas e veranistas aconteceu na Praia do Centro, naquele município, com as presenças, também, da vice-prefeita Julieta Omuro, do diretor de Agricultura e Meio Ambiente de Peruíbe, Carlos Bianchi da Silva, e de alunos de duas escolas locais, a EMEI Barão de Mauá e a EMEF Profa. Terezinha Rodrigues Kalil.
José Jorge
Antes da abertura da campanha, o presidente Lara esteve prestigiando, no Centro de Convenções de Peruíbe, o lançamento da Estação de Monitoramento Hidrometeorológico da Baixada Santista, a primeira a ser instalada na região litorânea do estado. Entre outras atividades preparadas para o evento na Praia do Centro, Lara, as autoridades municipais e os estudantes visitaram a tenda instalada pela agência ambiental paulista, onde puderam apreciar a oficina de artesanato com
José Jorge
material reciclável e o teatro de bonecas, além do próprio carro laboratório da CETESB, que está expondo ao público o processo de análises de água, para fins de determinação das condições de balneabilidade. A Campanha Verão Limpo, realizada pela CETESB e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em Peruíbe acontecerá até domingo (19/02), com as atividades de caráter educativo, recreativo, informativo e cultural, sempre com enfoque ambiental, sendo realizadas das 11 às 18h.
A Campanha Verão Limpo é desenvolvida há 18 anos em parceria com as prefeituras do litoral paulista. Este ano, participam os municípios de Santos, Ubatuba, Peruíbe, Guarujá, Cubatão, Ilha Comprida, Caraguatatuba, Itanhaém, São Sebastião e Ilhabela. Até o dia 27 de fevereiro, quando será encerrada a campanha, cada um desses municípios terá sediado a campanha durante um final de semana.
José Jorge
No período da campanha, a CETESB intensifica o monitoramento da qualidade das praias. Durante o ano, as coletas para análise são feitas aos domingos, porém nos últimos anos a agência ambiental passou a intensificar a amostragem no período de verão, com três coletas semanais, nas praias que apresentam maior fluxo de turistas. Os resultados são divulgados por meio de três boletins por semana - aos domingos, terças e quintas-feiras -, além da sinalização com bandeiras que a CETESB mantém nas próprias praias. Essas informações também são disponibilizadas no site CETESB.
José Jorge

Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas

A estação de monitoramento hidrometeorológico da Baixada Santista inaugurada em Peruíbe é vinculada à Rede Meteorológica de Superfície para o Estado de São Paulo, operada pelo Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas, da Secretaria da Agricultura. A estação foi viabilizada com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos - FEHIDRO. Seu sistema foi programado para coletar dados de chuva a cada minuto, sendo que a qualquer momento esses dados podem ser transmitidos via internet, "on line", para a Defesa Civil, Secretaria da Agricultura e outros órgãos competentes, dando suporte às atividades do agronegócio, turismo e defesa civil.
 
Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Mário Senaga)
Fotos: José Jorge
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.