Panorama
 
 
 
 

PRESIDENTE DO CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA DEFENDE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO SÃO FRANCISCO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2006

13/02/2006 - O presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Synésio Batista da Costa, é um entusiasta do Projeto São Francisco. Para ele, a integração do Velho Chico às bacias dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará é a forma mais justa de garantir água para milhões de pessoas que, freqüentemente, convivem com problemas no abastecimento causados pela seca. O sistema Cofecon reúne 80 mil economistas em todo o Brasil.

"A água é um bem fundamental e sua distribuição precisa ser justa. O projeto tem a vocação e a capacidade de fazer isso numa região que precisa", afirma Costa. Ele considera "um absurdo" saber que falta água numa determinada área, enquanto há oferta acima da demanda em outro ponto, sem que nada seja feito para atender o primeiro. "Imagine casas, hospitais, escolas e empresas sem água. Como pode haver desenvolvimento assim?", indaga.

Synésio Batista da Costa acredita que o debate está amadurecido e lembra que, numa sociedade democrática, é natural que haja divergências sobre o projeto. "A sociedade espera por essa integração há 160 anos, desde o tempo do Império. Dizer que não houve discussão é negar a realidade".

A fixação do homem a terra é um dos pontos-chave do Projeto São Francisco na avaliação de Costa. "A menos que por decisão própria, ninguém deveria se mudar somente por uma questão de subsistência. Não é correto que alguém seja expulso do lugar onde nasceu por não haver a mínima estrutura. É algo da maior crueldade, pois cria uma multidão de excluídos, pessoas que vão se amontoar nas periferias das grandes cidades", observa.

O presidente do Cofecon ressalta que a revitalização do rio São Francisco, já em execução pelo Governo Federal, também representa um alento para os estados da bacia doadora, pois a partir deste programa devem surgir novas oportunidades para a população ribeirinha.

O Projeto São Francisco prevê a captação, abaixo da barragem de Sobradinho e de modo contínuo, de 26 metros cúbicos por segundo (m³/s), ou seja, 1,4% do volume de água que o rio despeja no mar. A água abastecerá as bacias dos rios Jaguaribe, no Ceará; Apodi, no Rio Grande do Norte; Piranhas-Açu, na Paraíba e no Rio Grande do Norte; Paraíba, na Paraíba; Moxotó e Brígida, em Pernambuco, e servirá para o abastecimento humano e dessedentação animal.

O empreendimento terá dois eixos. O canal leste, já denominado de Celso Furtado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, levará água a Pernambuco e à Paraíba, e o canal norte atenderá aos moradores dos estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. As captações serão feitas em dois pontos: o primeiro em Cabrobó, no oeste de Pernambuco, e o segundo no lago da barragem de Itaparica, próximo à divisa entre Pernambuco e Bahia.

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional (www.integracao.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.