Panorama
 
 
 
 

REPRESENTANTE FANTASMA DA SOCIEDADE CIVIL É NOMEADO PRESIDENTE DA CTNBIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2006

16/02/2006 - Greenpeace acusa ministérios de desrespeitar a lei no processo de escolha do novo presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança

O médico Walter Colli foi nomeado hoje presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. A nomeação foi feita a partir de lista tríplice encaminhada ontem a Rezende pelos membros da comissão.

Walter Colli, que encabeçava a lista tríplice por apenas um voto, foi indicado de forma irregular como representante da sociedade civil pelo Ministério da Saúde, para compor a CTNBio. O nome indicado pelo ministério deveria ter sido escolhido a partir de uma lista elaborada pelas organizações da sociedade civil da área de saúde, que, ao que consta, não foram consultadas.

“A sociedade civil quer saber quem indicou Walter Colli”, disse Gabriela Couto, coordenadora da Campanha de Engenharia Genética do Greenpeace. “O ministério simplesmente atropelou o processo.”

Walter Colli pertenceu à antiga CTNBio e é relator de dois processos de liberação comercial de milho transgênico resistente a lagarta (Milho Bt11 e Milho ICP-4), ambos da empresa Syngenta.

Ontem, as ONGs AAO, ASPTA, Greenpeace e Terra de Direitos enviaram ao Ministro Sérgio Rezende uma notificação solicitando que a indicação de Walter Colli fosse anulada devido à série de irregularidades que precederam a sua indicação e ainda que esclarecesse, junto ao Ministério da Saúde, a forma de tomada de decisão de Colli como especialista na área de saúde para CTNBio (veja aqui a íntegra do documento).

“As organizações da área de saúde devem questionar judicialmente a indicação de Walter Colli como seu representante na CTNBio, abrindo o precedente para o Poder Judiciário declarar nulo os atos praticados por esta nova comissão”, completou Gabriela.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.