Panorama
 
 
 
 

APROVAÇÃO DO ZEE DE RONDÔNIA É COMEMORADA POR SETOR MADEIREIRO E GOVERNO ESTADUAL

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Fevereiro de 2006

23/02/2006 – A aprovação do zoneamento ecológico-econômico (ZEE) de Rondônia pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), ontem (22), foi comemorada pelo governo estadual e pelo setor madeireiro, e ambientalistas apontaram algumas ressalvas. Cerca de 90 mil proprietários rurais que desmataram mais do que lei permite poderão regularizar sua situação, desde que se comprometam a reflorestar em 30 anos metade de seus terrenos. Antes, eles seriam obrigados a fazer a recuperação ambiental de 80% de suas propriedades.

"Uma nova fase na história de Rondônia está começando, com regras claras, definidas, do que pode ou não ser feito", declarou o secretário estadual de Desenvolvimento Ambiental, Augustinho Pastore. De acordo com ele, a discussão do zoneamento no estado vinha se arrastando há 12 anos.

"Essa aprovação é uma coisa boa para o produtor rural, para o pecuarista. Agora teremos possibilidade de agilizar as questões relativas aos planos de manejo", avaliou o presidente da Associação de Extratores de Tora e Indústria Madeireira de Rondônia (Atimer), José Pinheiro.

"Algumas cooperativas que já estão dentro da área de desmatamento vão poder dar seqüência às suas ações. As pessoas que realmente trabalham no campo, na agricultura, terão mais liberdade", opinou o presidente da organização não-governamental (ONG) ambientalista Rio Terra, que faz parte da Rede Grupo de Trabalho Amazônico (Rede GTA), Alexis Bastos. "Mas eu vejo essa aprovação com um pouco de temor. Que mecanismos o governo vai ter para garantir que o reflorestamento realmente aconteça?"

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.