Panorama
 
 
 
 

CETESB CRITICA REDUÇÃO DE 5% DO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2006

21/02/2006 - A redução do teor de álcool, de 25% para 20%, na gasolina distribuída no país, decisão a ser anunciada pelo governo federal até a próxima quinta-feira, deve representar um aumento nas emissões de monóxido de carbono (CO) e de hidrocarbonetos (HC), podendo representar uma piora na qualidade do ar da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), de acordo com avaliação da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.
Segundo o presidente da agência ambiental paulista, Rubens Lara, a alteração nos índices de emissão ocorrerá, principalmente, com os veículos carburados, que não dispõem da tecnologia de injeção eletrônica. Apenas os veículos fabricados a partir de meados da década de 90 são equipados com sistemas de injeção eletrônica dotados de retroalimentação ( “closed loop” ), que realizam a correção automática da mistura ar/combustível conforme a alteração da composição do combustível, fazendo com que os motores operem sempre em condições próximas a ideal, evitando a emissão excessiva de poluentes. Lara lembra que cerca de 2/3 da frota de veículos a gasolina da região metropolitana e do Estado é anterior à introdução da injeção eletrônica.

A CETESB calcula que as emissões de CO dos veículos movidos a gasolina na RMSP , em 2004, totalizaram 811,4 mil toneladas e as de motocicletas mais 261,2 mil toneladas, perfazendo 1072,6 mil toneladas. Estima, também, que esta redução do teor de álcool anidro na gasolina causará um aumento de 6,0 % nas emissões veiculares de CO na Região Metropolitana, o que significará um aumento de cerca de 65 toneladas/ano desse poluente na atmosfera enquanto durar a alteração no combustível.

Na Grande São Paulo, as emissões provenientes dos veículos a gasolina ( carros e motos), de acordo com as estimativas da CETESB, representam mais de 70% do CO total emitido pelas fontes e que, embora nos últimos anos, sua concentração na atmosfera tenha diminuído por conta das inovações tecnológicas nos veículos e da renovação da frota, deve-se sempre levar em conta que a atmosfera da região metropolitana já esta saturada quanto ao poluente CO, não se podendo permitir qualquer ocorrência que promova um acréscimo de emissão desse poluente.

Os técnicos da CETESB salientam, ainda, que a redução de 5% no teor de álcool na gasolina terá implicações diretas na emissão de dióxido de carbono (CO2), pois está se retirando o carbono originado de biomassa e aumentando o de origem fóssil, que não será reciclado na natureza, aumentando o efeito estufa e contribuindo para o aumento da temperatura global.

O presidente da CETESB ressalta que é preciso estabelecer no país, uma estratégia de gerenciamento eficiente para garantir tanto o preço competitivo como o abastecimento de álcool combustível, anidro e hidratado, durante todo o ano, estabelecendo-se estoques estratégicos que garantam os períodos de entre safra. “Num momento em que a indústria automobilística procura resgatar a credibilidade dos veículos a álcool, com o vitorioso lançamento dos veículos bicombustíveis, menos agressivos ao meio ambiente e que colocaram novamente o país na vanguarda do uso de combustíveis renováveis, um episódio dessa natureza compromete a confiança que o consumidor brasileiro deposita nessa tecnologia, além das consequências para a qualidade do ar nos grandes centros urbanos que, sem dúvida, acaba se deteriorando.”

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.