Panorama
 
 
 
 

CETESB ORIENTA REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL NAS OPERAÇÕES DA CEAGESP

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2006

22/02/2006 - O diretor da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Rubens Lara, e o diretor da CEAGESP - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, Francisco José Cajueiro, assinaram hoje (quarta-feira - 22/2) um Protocolo de Cooperação Técnica com a finalidade de implementar ações para reduzir o desperdício dos resíduos gerados no terminal de distribuição de alimentos e, ao mesmo tempo, evitar a emissão de gases de efeito estufa gerados com a decomposição dos restos orgânicos.
Pedro Calado
A CEAGESP é o maior entreposto do mundo, produzindo diariamente 100 toneladas de lixo orgânico. Para evitar o desperdício desse resíduo a Equipe de Apoio e Reciclagem do entreposto desenvolveu e passou a produzir ração animal e adubo orgânico. Os cálculos indicam que, considerando-se o volume de resíduos gerados, será possível evitar a emissão de aproximadamente 143 mil toneladas anuais de gases que promovem o aquecimento do planeta.
Pedro Calado
Os dois órgãos vão elaborar, em conjunto, um "Manual de Boas Práticas em Gestão de Resíduos Alimentares" para orientar técnicos, empresários e outros interessados na adoção de medidas preventivas evitando o desperdício e a proceder a destinação adequada do material descartado em terminais de distribuição de produtos agrícolas.
Além do manual, os técnicos estão iniciando a implantação de um projeto-piloto envolvendo as prefeituras e produtores de hortifrutigranjeiros nos municípios de Mogi das Cruzes, Salesópolis, Poá e Suzano. "Agricultores que já utilizaram nosso adubo afirmaram que os benefícios são idênticos aos obtidos com produtos químicos", salientou Luciano Legaspe, chefe da Seção de Reciclagem da CEAGESP.
 
 
Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Fotos: Pedro Calado
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.