Panorama
 
 
 
 

IBAMA EMBARGA SOJA TRANSGÊNICA NO ENTORNO DO PARQUE DO IGUAÇU

Panorama Ambiental
Foz do Iguaçu (PR) – Brasil
Fevereiro de 2006

(24/02/06) - O Ibama do Paraná iniciou quarta-feira (22), a operação “Parque Livre”, para averiguar denúncias de que agricultores estariam plantando soja transgênica na Zona de Amortecimento do Parque Nacional do Iguaçu (Oeste do Paraná), o que por lei é proibido. A operação é coordenada pelo gerente executivo do órgão no estado, Marino Gonçalves.

Duas equipes formadas por fiscais do Ibama, técnicos do Ministério da Agricultura e Polícia Florestal verificaram propriedades denunciadas pela Organização Não Governamental “Terra de Direito”. Segundo a Ong, nestes locais ocorre o plantio de soja geneticamente modificada.

Na primeira propriedade fiscalizada, em São Miguel do Iguaçu, os técnicos realizaram testes com reagente e o resultado foi positivo para transgenia. Na região de Matelândia os técnicos identificaram mais seis lavouras. A segunda equipe identificou em Céu Azul e Santa Tereza do Oeste, sete plantações transgênicas. O resultado da operação até o momento foi de 13 lavouras embargadas.

Em todas as propriedades os técnicos recolheram amostras das sojas que serão utilizadas como contraprova em testes realizados em laboratório. Segundo Gonçalves, os embargos foram realizados com base no artigo 11 da Lei 10.814/03, que prevê a proibição do plantio de soja modificada geneticamente em terras indígenas, unidades de conservação e suas respectivas zonas de amortecimento. No caso do Parque Nacional do Iguaçu, é necessário respeitar 10 quilômetros da margem.

“Esse artigo não foi revogado pela atual Lei de Biossegurança (11.105/05) e, portanto está vigente”, disse. De acordo com gerente, o Ibama do Paraná diante da situação estará avaliando uma maneira de abolir definitivamente o plantio de transgênicos na área do parque.

“Para isso estaremos convocando as cooperativas que vendem as sementes, os sindicatos patronais e federações para um ajuste de conduta”, disse. Ele afirmou que as lavouras embargadas só poderão ser colhidas com autorização do Ibama e os agricultores autuados poderão sofrer desde apreensões dos produtos e perda ou restrição de incentivo e benefício fiscal concedidos pelo governo. As sanções prevêem ainda multas que variam de R$ 2,5 mil a R$ 1,5 milhão. “Isso tudo se baseia nos princípios da prevenção e precaução que se deve em relação ao meio ambiente e à biodiversidade”, disse Gonçalves.

O gerente executivo acredita que a realização da MOP3, reunião dos países membros do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança em Curitiba de 13 a 17 de março desse ano, será o espaço ideal para discutir as questões sobre a biodiversidade global.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.