Panorama
 
 
 
 

MINISTÉRIO DISCUTIRÁ CERTIFICAÇÃO PARTICIPATIVA DE PRODUTOS ORGÂNICOS

Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (RJ) – Brasil
Fevereiro de 2006

21/02/2006 - A certificação dos produtos orgânicos brasileiros ainda encontra dificuldades que o Ministério do Desenvolvimento Agrário pretende sanar no curto prazo, informou hoje (21) o secretário de Desenvolvimento Territorial, Humberto Oliveira, que representou o ministro Miguel Rosseto na Biofach 2006, encerrada domingo (19) na Alemanha.

O ministério pretende realizar, entre os meses de março e abril, um encontro para discutir a certificação participativa, em que as próprias entidades poderiam fazer uma autocertificação, com reconhecimento internacional. "Há uma perspectiva de evoluir nessa direção e de que a gente baixe os custos da certificação, proporcionando àqueles produtores de menor renda o acesso a esse processo", afirmou o secretário.

Embora reconheça que é uma meta distante transformar os 4,5 milhões de propriedades da agricultura familiar existentes hoje no Brasil em propriedades voltadas à produção orgânica, Humberto Oliveira revelou que a intenção do governo é que essa conversão seja realizada gradativamente.

"A orientação do ministério é que a agroecologia e a produção orgânica devem ser modelos apropriados à agricultura familiar. Ou seja, são os modelos de produção indicados pelo ministério para a agricultura familiar brasileira", afirmou. O secretário admitiu, contudo, que isso só deverá ser alcançado no longo prazo. E ressaltou que a produção orgânica é ideal não só para a saúde do consumidor e dos produtores, mas também para o meio ambiente. O conceito agroecológico tem o cuidado com essas três vertentes e, por isso, está enquadrado no sistema de produção sustentável, disse Oliveira.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Alana Gandra

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.