Panorama
 
 
 
 

O PARQUE NACIONAL DE SERRA DOS ÓRGÃOS ESTÁ PRONTO PARA O CARNAVAL

Panorama Ambiental
Teresópolis (RJ) – Brasil
Fevereiro de 2006

(24/02/06) - O Parque Nacional da Serra dos Órgãos está se preparando para receber grande número de visitantes neste carnaval. A preparação incluiu reforço no atendimento dos Centros de Visitantes e esquema especial de limpeza, guarda-vidas e vigilância, com apoio da Guarda Municipal de Teresópolis e da Polícia Militar.

A piscina e as trilhas da Sede Teresópolis e as cachoeiras e trilhas das Sedes Guapimirim e Petrópolis são as atrações mais visitadas e contarão com plantão extra de vigilantes para garantir segurança e orientação para os visitantes. Em Teresópolis, a Guarda Municipal e a PM atuarão no ordenamento da entrada e do estacionamento, além de colaborarem na segurança.

Os campings de Teresópolis e Guapimirim devem receber muitos turistas que procuram maior contato com a natureza no carnaval. A trilha da Pedra do Sino também é uma opção nos dias de sol para aqueles que querem uma caminhada diferente e um pouco mais puxada. A visitação é permitida, mas nesta época a trilha ainda está um pouco fechada, já que tradicionalmente a limpeza da trilha é feita em março, na preparação para a abertura da alta temporada de montanhismo.

Outra atração da sede Teresópolis é a exposição "Serra dos Órgãos: contando sua história", montada no Centro de Visitantes a partir de relatos de montanhistas e visitantes ligados à história do parque.

Este verão está com visitação recorde no Parna SO e no carnaval não deve ser diferente. Em janeiro de 2006, a visitação atingiu o número de 24.242 visitantes, 50% maior do que o recorde anterior, em fevereiro de 1996. O chefe do parque, Ernesto Viveiros de Castro, destaca a importância da conscientização do visitante: “O Parque é um espaço de lazer e de conscientização sobre a importância da conservação da natureza. Infelizmente, uma minoria sem consciência depreda equipamentos de banheiros e placas de orientação, prejudicando o patrimônio público, que é de todos nós. A estrutura foi recuperada e está novamente à disposição do público para o carnaval”.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.