Panorama
 
 
 
 

PARQUE ESTADUAL “CARLOS BOTELHO” TEM ALTO NÍVEL DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
São Miguel Arcanjo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2006

Rico em biodiversidade, local abriga remanescentes de Mata Atlântica mais bem conservada do país.

Há no Brasil poucos espécimes de mono-carvoeiros ou muriquis, os maiores primatas das Américas. A população mais numerosa - avaliada em cerca de 600 indivíduos – concentra-se em uma área de floresta nativa no sudeste paulista. Esse local, rico em biodiversidade, e que abriga os remanescentes de Mata Atlântica mais bem preservados do território nacional, é o Parque Estadual "Carlos Botelho", vinculado ao Instituto Florestal, da Secretaria do Meio Ambiente. Verdadeiro oásis ecológico, conserva espécies endêmicas (peculiares ao local) e é refugio para animais como a jacutinga. Com área de 3,7 mil hectares, a unidade de conservação ocupa porções dos municípios de São Miguel Arcanjo, Capão Bonito, Tapiraí e Sete Barras, entre as regiões de Itapetininga e Registro, no Vale do Ribeira. Por ano, cerca de 10 mil pessoas visitam o local.
A sede, na parte alta do parque, a 800 metros de altitude, fica a 30 quilômetros de São Miguel Arcanjo e a 210 quilômetros da capital. Na parte baixa da unidade, a 70 metros de altitude, está o Núcleo Sete Barras, próximo ao município de mesmo nome e com característica diversas encontradas na sede. A ligação entre esses dois pólos se dá por trecho de terra da SP-139, também conhecida por Estrada da Serra da Macaca e, mais recentemente, por estrada-parque. A meta é adequá-la e construir estruturas de lazer no local, como mirante, sinalização educativa e centros de recepção, para que se torne de fato uma estrada-parque. A iniciativa faz parte do Projeto Ecoturismo na Mata Atlântica, parceria do governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Riqueza da Flora

Para o diretor da unidade, José Luiz Camargo Maia, o parque tem vocação para acolher pesquisas científicas e pessoas sensíveis à biodiversidade. Não há, por exemplo, esportes radicais, como em outros. “tem perfil diferenciado: é mais a exuberância da natureza, a biodiversidade, o clima ameno”, afirma. O terreno inóspito contribuiu muito para a sua preservação.
“Temos grande atividades na Sede e no Núcleo, mas no meio há mata nativa, difícil acesso”, explica Maia. Outra característica é não apresentar problemas fundiários, ou seja, pertence totalmente ao Estado e não tem moradores.
Um de seus principais pontos é a Estrada da Serra da Macaca, utiliza até mesmo para romarias. Na região da sede, ou proximidades, ficam as Trilhas da Represa, da Canela e do Rio Taquaral. No Núcleo Sete Barras, estão a Trilha da Figueira e a Cachoeira do Travessão. Com o futuro Plano de Manejo, há previsão de novos atrativos. Um deles é o passeio ao pico da Pedra, com mil metros de altitude, nas medições do Núcleo. Outro é a trilha, prevista no Projeto Ecoturismo na Mata Atlântica, que integrará os parques estaduais do Alto Ribeira (Petar), Carlos Botelho e Intervales.
Centro de visitantes, mini-museu de zoologia e alojamento para pesquisadores são algumas das instalações da sede, juntamente com o portal de entrada e uma base de vigilância. Dependências praticamente similares são encontradas no Núcleo Sete Barras. A riqueza da flora, com predominância de Mata Atlântica primária, fez com que o programa Biota-Fapesp, além do Parque Estadual Ilha do Cardoso, para desenvolver seus trabalhos. Há 120 estudos relativos a espécies vegetais, integrantes desse programa, em andamento no parque. O objetivo do Biota, que tem o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é inventar e caracterizar a biodiversidade paulista. Destaque em termos de pesquisas científicas realizadas na unidade é também o Projeto Muriqui-do-sul, desenvolvido pela Associação Pró-muriqui, em parceria com universidades e institutos de pesquisa, nacionais e internacionais.

Observadores de aves

O ambiente praticamente intocado serve de abrigo para animais ameaçados de extinção, como a onça-pintada, o mono-carvoeiro e a jacutinga, ave característica do parque. Isso porque bandos dela aparecem no local na época de frutificação do palmito-juçara. Há, também, espécies endêmicas de roedores, anuros (sapos, rãs e pererecas), hidromedusas (cágados de água-doce) e outros animais. São comuns, ainda, a anta, o cachorro-do-mato, o macaco-prego, o bugio e a onça-parda. Essa biodiversidade, que possibilita ao visitante avistar animais e espécies vegetais atrai observadores de aves de países como a Inglaterra, Dinamarca, Holanda. Para facilitar a essa presença, o parque trabalha em parceria com outras unidades: o Parque Estadual Intervales e uma reserva particular, o Parque do Zizo. Segundo Maia, trata-se de público de alto poder aquisitivo e bom nível de consciência.
Criado em setembro de 1982, é resultado da unificação de quatro reservas florestais (Carlos Botelho, Capão Bonito, Travessão e Sete Barras) incrustadas na Serra da Paranapiacaba e instituídas em 1941, com outras unidades da região, o Carlos Botelho integra, desde 1991, a Zona Núcleo da reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Em novembro de 1999 foi conhecido pelo UNESCO como Sítio do Patrimônio Mundial Natural. O nome de Carlos Botelho é homenagem ao urologista que foi secretário da Agricultura, Viação e Obras Públicas do Estado em 1904.

 
 

Fonte: Parque Estadual Carlos Botelho
Assessoria de imprensa
Jornal Diário Oficial do Estado de São Paulo
Paulo Henrique Andrade
Da Agência Imprensa Oficial

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.