Panorama
 
 
 
 

ZONEAMENTO DE RONDÔNIA É O PRIMEIRO A SER APROVADO PELO CONSELHO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Fevereiro de 2006

23/02/2006 – O zoneamento ecológico-econômico (ZEE) de Rondônia foi o primeiro zoneamento estadual a ter parte de seu texto submetido à aprovação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). "A gente não analisou o zoneamento todo, apenas o ponto que falava sobre a diminuição da reserva legal para fins de recuperação ambiental em regiões de colonização antiga", explicou hoje (23) à Radiobrás a coordenadora técnica do Conama, Dominique Louette.

De acordo com o gerente-executivo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Rondônia, Osvaldo Pitaluga, o ZEE teve que passar pelo Conama porque o texto anteriormente aprovado pela Assembléia Legislativa estadual estabelecia zonas com reserva legal inferiores a 80% da área total das propriedades, ferindo a lei federal. "Por isso, o governo estadual e o federal fizeram acordos para adequar o zoneamento às leis ambientais", revelou.

"Era preciso um parecer favorável do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Agricultura, além da aprovação do Conama, para que o ZEE de Rondônia tivesse validade", informou Louette. "Falta apenas o Ministério da Agricultura dar seu parecer, o que deve acontecer ainda hoje, para que a Casa Civil publique o decreto." A assessoria de comunicação do Ministério da Agricultura não soube informar quando sairá o parecer.

O Conama é o órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), criado em 1981. Ele tem representantes dos governos municipais, estaduais e federal, da sociedade civil e do setor produtivo, indicados pelas entidades representantes de cada segmento. As reuniões gerais ordinárias do conselho acontecem quatro vezes por ano, a cada trimestre. A reunião que aprovou o ZEE de Rondônia, que terminou ontem (22), foi fruto de uma convocação extraordinária – há outras duas previstas para este ano.

Em processo de implementação no país, o ZEE foi estabelecido por decreto em 2002, como instrumento da política nacional do meio ambiente.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.