Panorama
 
 
 
 

BALNEABILIDADE MANTÉM-SE ESTÁVEL

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Março de 2006

03/03/2006 - A Secretaria do Meio Ambiente, divulgou n última quarta-feira (01) o penúltimo boletim de balneabilidade produzido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Os resultados desta semana indicam oito pontos próprios para banho: um em Paranaguá, quatro em Pontal do Paraná, um em Matinhos e dois em Guaratuba.
O presidente do IAP, Rasca Rodrigues, lembrou que um dos fatores que podem prejudicar a balneabilidade é a presença de fossas irregulares, que chegam a transbordar devido ao mau uso associado a chuvas fortes. “Nesta época, casas com fossa para atender uma família de cinco pessoas comportam mais dez convidados, saturando o sistema e direcionando o que estava retido nas fossas para o mar”, explicou Rasca.
“Todo investimento no litoral deve ser pensado para o fluxo de maior número de pessoas e isso serve para o Poder Público Estadual, para a iniciativa privada e para sociedade. Portanto, a fossa ideal é aquela que suporta os resíduos da população flutuante e não apenas das pessoas pertencentes à família do proprietário”, afirmou Rasca.
A partir desta semana, a orientação dos banhistas será realizada pelos estagiários e também através das placas localizadas nos pontos de coleta. O IAP deixará de montar as barracas diferenciadas que indicam a qualidade da água, devido à diminuição da demanda de visitantes no litoral.
Guaratuba – A prefeitura de Guaratuba divulgou na última semana um boletim alternativo de balneabilidade. Rasca avaliou o trabalho municipal como importante. “O acompanhamento, pela prefeitura, do trabalho que realizamos é fundamental. Mas a comparação de resultados só poderá ser feita quando forem obtidos utilizando a mesma metodologia, determinada pela legislação – que estabelece a necessidade de cinco coletas, em cinco semanas, para publicação dos resultados”, destacou.
Confira o boletim de balneabilidade disponível no Portal do Meio Ambiente – www.pr.gov.br/meioambiente.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.