Panorama
 
 
 
 

BRASIL É O PRIMEIRO PAÍS LATINO A FAZER DEVER DE CASA COM PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS, DIZ MINISTRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

03/03/2006 – "O Brasil é o primeiro país da América Latina a apresentar o dever de casa", afirmou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ao falar sobre o Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), que será lançado oficialmente hoje (3) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em solenidade marcada para as 15h30, no Palácio do Planalto.

Aprovado por unanimidade no final de janeiro pelos integrantes do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, o plano estabelece diretrizes e políticas públicas para o uso racional da água no país até 2020.

A ministra lembrou que o Brasil concentra cerca de 12% das reservas mundiais de água doce. Com o lançamento do plano, o país atende a proposta da Agenda da Cúpula de Joanesburgo (Rio + 10), que prevê a elaboração de planos de gestão integrada de recursos hídricos até 2005, com o objetivo de reduzir à metade a proporção de pessoas sem acesso a água potável e a saneamento básico até 2015.

"O plano é uma conquista da sociedade no que concerne ao uso múltiplo das águas, de forma que a demanda possa ser atendida com bases sustentáveis para o consumo humano, animal, na agricultura e na indústria", disse a ministra em entrevista à Rádio Nacional AM de Brasília. Para ela, o plano também pode ajudar a "evitar os erros que historicamente vêm sendo cometidos, inclusive em relação ao desperdício e à contaminação dos recursos hídricos".

Segundo Marina Silva, a experiência brasileira será apresentada no 4° Fórum Mundial das Águas, que se realiza no México, em abril. Ela também destacou a metodologia de elaboração do plano, que foi formulado com a participação de vários segmentos da sociedade.

Com informações do Ministério do Meio Ambiente.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Juliana Andrade

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.