03/03/2006
- A CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento
Ambiental vai realizar o primeiro inventário
da frota a diesel, com valores de emissão
de gases obtidos a partir da observação
e medição reais da frota de
veículos pesados em circulação,
que vão resultar em um levantamento
inédito no país, realizado com
o apoio da Fundação Hewlett
e o Instituto de Sistemas Sustentáveis.
A parceria com as instituições
norte-americanas faz parte do levantamento
internacional, já realizado em diferentes
regiões metropolitanas que têm
em comum excesso de veículos em circulação
e problemas na qualidade do ar, como é
o caso de Los Angeles, Santiago do Chile,
Cidade do México, Lima ou Nairobi.
Os resultados servem como insumo para aplicação
do International Vehicle Emission Model (IVE),
para padronizar os levantamentos sobre emissões
e estabelecer parâmetros para o controle
das emissões veiculares.
O levantamento em São
Paulo terá início no próximo
dia 6 de março e deve se estender até
17 de março, período em que
serão realizadas medições
dos fatores de emissões reais em 40
veículos com motores diesel, circulando
em diferentes situações do trânsito.
O monitoramento inclui o Monóxido de
Carbono (CO), Hidrocarbonetos (HC), Oxidos
de Nitrogênio (NOx) e Material Participado
(MP), substâncias que podem ter efeitos
tóxicos ou que contribuem para o efeito
estufa.
Para registrar as emissões em condições
cotidianas do tráfego, serão
utilizados 12 ônibus, 12 peruas ou caminhonetes
e 16 caminhões, escolhidos segundo
critérios que refletem o perfil tecnológico
da frota em circulação.
A atividade faz parte do
projeto iniciado há dois anos, quando
foi feita amostra dos veículos leves
que circulam pelas ruas da Capital e Região
Metropolitana de São Paulo, que abriga
cerca de 25% da frota nacional, ou aproximadamente
7 milhões de unidades.
O levantamento da frota
a álcool ou gasolina foi feita em duas
etapas – abril e dezembro de 2004, que envolveram
diferentes fases. As medições
incluíram veículos particulares,
táxis e motos, que foram equipados
com sistema de rastreamento por satélite
(GPS), medidores acoplados no tubo de escapamento,
entre outros. Os equipamentos instalados nos
diversos veículos utilizados no levantamento
tem como objetivo avaliar indicadores como
idade e tecnologia dos veículos, condições
de tráfego, quantidade de acionamento
das partidas do motor, distâncias percorridas
e composição da frota em regiões
e horários diversos.