Panorama
 
 
 
 

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA PEDE O INÍCIO IMEDIATO DAS OBRAS DO PROJETO SÃO FRANCISCO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

02/03/2006 - O presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Synésio Batista da Costa, entregou nesta quinta-feira (02/03) ao ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, documento em que a entidade, além de se manifestar a favor do Projeto São Francisco, solicita “o imediato início” de suas obras. O documento foi entregue durante reunião do Cofecon, realizada no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

Segundo o ministro Ciro Gomes a manifestação do Cofecon qualifica e realça o esforço do Governo Federal que pretende, com o Projeto São Francisco, oferecer segurança hídrica às populações das pequenas, médidas e grandes cidades do Nordeste Setentrional, cuja região não dispõe de um só rio perene e onde a disponibilidade hídrica é inferior ao mínimo de 1.500 m3 por habitante/ano, estabelecida pela Organização das Nações Unidas. Estima-se que, em 2025, a população beneficiada pelo projeto será de 12 milhões de pessoas.

Para o presidente do Cofecon, “é emblemático compreender esse projeto, pois assim é possível compreender o papel da água em um amplo projeto de desenvolvimento sustentável”. Ele lembrou que “o primeiro ponto a ser tocado relaciona-se justamente ao termo ‘transposição’. O que está proposto no projeto é a integração de bacias, coerente com a legislação brasileira”.

Por duas horas, os conselheiros do Cofecon ouviram e questionaram o ministro da Integração Nacional sobre variados temas, incluindo o projeto São Francisco. Para responder à pergunta sobre se o rio dispõe de água para suportar o projeto de integração de bacias, Ciro Gomes revelou o que chamou de “números do rio São Francisco”, os quais, aprovados pelo Comitê da Bacia e ratificados pela Agência Nacional de Águas (ANA), são os seguintes:

A vazão média do rio em sua foz é de 2.850 m3/s; a vazão firme na foz é de 1.850 m3/s; a vazão mínima, que pode ser também chamada de vazão ecológica, abaixo da barragem de Sobradinho, é de 1.350 m3/s; todo o consumo atual de água na Bacia do rio, incluindo os projetos de irrigação, é de 91 m3/s; a vazão disponibilizada pelo Plano Decenal da Bacia para os diferentes usos da água do rio é de 360 m3/s; a previsão mais otimista aponta que, em 2025, todo o consumo de água da Bacia do São Francisco, incluindo todos os projetos de irrigação, representará 262 m3/s; assim, em 2025, ou seja, daqui a 20 anos, haverá uma vazão disponível excedente de 98 m3/s.

“Portanto, está provado que o rio São Francisco pode doar somente 1,4% da vazão mínima garantida em sua foz para dar segurança hídrica a uma região carente de água”, afirmou o ministro.

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional (www.integracao.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.