Panorama
 
 
 
 

DISTRITO FLORESTAL NO PARÁ AUMENTARÁ NÚMERO DE EMPREGOS DE 18 MIL PARA 100 MIL, PREVÊ MARINA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

03/03/2006 – A implementação do primeiro Distrito Florestal Sustentável do país, na área da BR-163 no oeste do estado do Pará, possibilitará que o número de empregos gerados na região passe de 18 mil para cerca de 100 mil.

Criado no mês passado por meio de decreto presidencial, o distrito será a experiência-piloto de aplicação da lei de gestão pública de florestas, sancionada ontem (2) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A lei regulamenta a exploração sustentável de florestas públicas, de maneira a compatibilizar o uso sustentável, a proteção ambiental e a inclusão social.

"Nessa área, anteriormente se produzia em torno de 18 mil empregos, a maior parte deles precários, sem atender a legislação trabalhista. Com a atual lei, vamos gerar em torno de 100 mil empregos, com um regime de trabalho que atende a legislação trabalhista, com fomento, com assistência técnica, com um olhar voltado para o processamento da matéria prima como forma de gerar emprego", explicou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Em entrevista à Rádio Nacional AM, a ministra afirmou que o distrito também terá capacidade para produzir em torno de 400 megawatts de energia e arrecadar R$ 1,8 bilhão em impostos. "A vantagem para o Estado, para o empreendedor e principalmente para a sociedade brasileira é que você vai fazer um uso racional da floresta, potencializando o seu uso", salientou.

Ao falar sobre a importância de se fixar regras para a exploração sustentável de florestas, ela destacou que a lei é inovadora. "Após 500 anos de uso predatório, é uma lei que pensa as florestas e a vocação florestal do Brasil não apenas para conversão das florestas para outros usos da terra, mas para o uso da própria floresta como fonte de riqueza."

A ministra salientou que a lei foi elaborada com cautela. Nos primeiros dez anos de vigência da lei, a idéia é licitar cerca 3% da área coberta por florestas públicas na Amazônia, o que corresponde a 13 milhões de hectares. "Estamos fazendo as coisas com muita responsabilidade, até porque o nosso objetivo é fazer com que o uso econômico em bases sustentáveis das florestas possa promover a proteção das florestas", explicou.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Juliana Andrade

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.