Panorama
 
 
 
 

IAP CONCLUI TRABALHO DE VISTORIA PARA AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL DE DESTINO DE ANIMAIS COM SUSPEITA DE FEBRE AFTOSA

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Março de 2006

03/03/2006 - Três propriedades já haviam sido autorizadas; na próxima semana será emitida autorização para outras três

A Secretaria do Meio e Recursos Hídricos, através do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), irá emitir no início da próxima semana a autorização para escavação das valas em três propriedades da região Noroeste onde serão enterrados os animais suspeitos de estarem contaminados com a febre aftosa.
São elas: Fazenda Santa Izabel (Grandes Rios) e Fazenda Alto Alegre e Fazenda São Paulo (Loanda). A vistoria nestes locais foi realizada na última quinta-feira (02).
No total, seis propriedades foram apontadas com suspeita de febre aftosa. As outras três propriedades - Fazenda Flor do Café (Bela Vista do Paraíso), Fazenda Cesumar e Fazenda Pedra Preta (Maringá) – já haviam sido autorizadas.
Na Fazenda Cesumar, a vala já está pronta. Com 70 metros de comprimento, seis metros de largura e quatro de profundidade, a trincheira receberá os animais sacrificados tanto da Fazenda Cesumar como da Fazenda Pedra Preta.
Juntas, as seis propriedades e a Fazenda Cachoeira, em São Sebastião da Amoreira (onde foi apontada a primeira suspeita da doença), possuem um rebanho estimado em 4,5 mil animais.
De acordo com o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, o laudo oficial de impacto ambiental dos locais onde serão enterrados será concluído no final desta sexta-feira (03). Os laudos servem de referência para a emissão da autorização.
“Os técnicos percorreram as propriedades avaliando terrenos, tipos de solos e lençóis freáticos, para elaborar o laudo de impacto ambiental e as recomendações para abertura das valas”, explicou Rasca.
Entre as recomendações está a impermeabilização das valas com mantas de polietileno nas propriedades com maior número de animais, como a Fazenda Cachoeira (1,7 mil bovinos) e as propriedades em Loanda.
Nas outras fazendas, não será utilizada a manta. “Será feita compactação mecânica, para diminuir a permeabilidade da terra”, disse Rasca.
A base de cálculo para dimensionamento da área onde serão enterrados os bovinos considera que cada animal ocupa cerca de um metro e meio quadrado. A autorização será emitida permitindo que a vala tenha até cinco metros de profundidade, mas segundo Rasca, o enterro deverá ser mais superficial – em torno de três metros de profundidade.
Além disso, o presidente do IAP destacou que serão realizadas vistorias sete, 15 e 30 dias após o enterro dos animais. “Essas revisões irão monitorar as áreas e avaliar a necessidade de novos aterros e compactações no local”, disse.
Fazenda Cachoeira - Na Fazenda Cachoeira a abertura da vala já começou. O IAP determinou que fossem escavadas duas trincheiras (com 222 metros de extensão, por 6 metros de largura e 5 metros de profundidade), que deverão ser impermeabilizadas com uma manta de polietileno de alta densidade (PAD), com espessura de dois milímetros, para evitar contaminação do solo e do lençol freático.
O trabalho de escavação deverá ser concluído até esta sexta-feira, quando será iniciada a impermeabilização para o sepultamento dos 1,7 mil bovinos.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.