Panorama
 
 
 
 

IBAMA BUSCA RESPONSABILIDADE DA MONSANTO EM TRANSGÊNICOS PRÓXIMO AO PNI

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Março de 2006

(01/03/06) - O gerente executivo do Ibama no Paraná, Marino Gonçalves, esclarece alguns pontos sobre a nota distribuída à imprensa pela multinacional Monsanto, dia 24, questionando a competência do instituto para fiscalizar sementes transgênicas na operação Parque Livre, o que resultou no embargo de 13 lavouras com soja geneticamente modificada situadas no entorno do Parque Nacional do Iguaçu.

Gonçalves sustentou que está equivocada a afirmação da empresa de que somente a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) tem a competência para identificar atividades e produtos da biotecnologia potencialmente causadores de degradação do meio ambiente e fixar medidas de segurança e de restrição de seu uso. “Cabe também ao Ibama fiscalizar essas áreas, pois estão em local de preservação e fará fazer valer a lei e o respeito à legislação do Brasil”, informou. Ele disse que o Ibama verifica se cabe alguma responsabilidade jurídica, penal, civil e administrativa à Monsanto, detentora da tecnologia transgênica no caso das plantações no entorno do Parque. “É dever da empresa, orientar aqueles que farão uso da semente e sua tecnologia onde se deve obedecer à legislação nacional na qual estabelece área de restrição em terras indígenas, unidades de conservação e zonas de amortecimento”, esclareceu.

O gerente executivo informou ainda que o Ibama busca o apoio do Ministério Público Federal para uma reunião na próxima semana com os representantes dos agricultores (cooperativas e sindicato patronal) para tratar o assunto. O tema é considerado de natureza grave, pois ameaça a biodiversidade de um Patrimônio Natural da Humanidade: o Parque Nacional do Iguaçu. Outra reunião está sendo agendada com o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flavio Montiel, para discutir o tema. “O que o Ibama está fazendo é apenas determinar o cumprimento da lei em respeito aos princípios da precaução e prevenção”, afirma.

Parque Livre

As lavouras com soja transgênica foram encontradas nos municípios de São Miguel do Iguaçu, Matelândia, Céu Azul e Santa Tereza do Oeste durante fiscalização com técnicos do Ibama-PR, do Ministério da Agricultura e policiais florestais da Força Verde na operação Parque Livre. Os trabalhos, com a presença do gerente executivo do Ibama, Marino Gonçalves, foram realizados na quarta-feira, 22, e confirmaram a denúncia feita pela organização não-governamental (ONG) Terra de Direitos.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.