Panorama
 
 
 
 

LEI É DOS INSTRUMENTOS QUE PODEM MANTER AS FLORESTAS BRASILEIRAS “DE Pɔ, DIZ MARINA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

02/03/2006 – "Esse projeto de lei [de gestão de florestas públicas] não é uma panacéia para os problemas da destruição florestal em nosso país", afirmou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ao participar da cerimônia de sanção do Projeto de Lei 4.776. Para ela, a lei que regulamenta a exploração sustentável das terras nacionais "é um dos instrumentos que viabilizará os esforços para que as nossas florestas continuem de pé".

A experiência-piloto de aplicação da lei de gestão pública de florestas ocorrerá no primeiro Distrito Florestal Sustentável, criado no mês passado por meio de decreto presidencial. O distrito fica na região da BR-163, no oeste do Pará.

Ao ser indagada se Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) teria condições de fiscalizar os planos de manejo florestal (uma forma de extrair produtos da floresta sem destruí-la), Marina respondeu que o governo aumentou significativamente, cerca de 60%, a capacidade de fiscalização do órgão. "Fizemos novos concursos para o Ibama e hoje os ministérios estão trabalhando de forma integrada", apontou.

A legislação que trata da gestão de florestas públicas vai permitir que sejam feitas concessões de áreas por meio de licitação. Para fazer parte do processo de concessão, a área deve constar no Cadastro Nacional de Florestas Públicas.

Hoje, no país, aproximadamente 60% das florestas brasileiras são públicas. Na Amazônia esse percentual sobe para 75%. No entanto, nem todas essas áreas serão alvo de licitação, pois muitas delas são consideradas áreas protegidas, como as unidades de conservação e terras indígenas.

Somente poderão participar da licitação as empresas e organizações constituídas no Brasil. Os contratos de concessão serão estabelecidos por prazos de até 40 anos, dependendo do plano de manejo.

Após a assinatura do contrato, os vencedores da licitação deverão preparar um plano de manejo florestal sustentável, que deverá ser apresentado ao Ibama. Ao fim de cinco anos da aplicação da lei, será realizada uma avaliação geral do sistema de concessões.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ana Paula Marra

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.