Panorama
 
 
 
 

QUINZE POVOS INDÍGENAS VIVEM NA AMAZÔNIA EM ISOLAMENTO VOLUNTÁRIO

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Março de 2006

03/03/2006 – Há no Brasil 15 povos indígenas em isolamento voluntário cuja existência já foi comprovada pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Todos eles vivem na Amazônia, mesma região onde a Funai registrou o relato da presença de outros 28 povos ainda não-contactados.

"A gente chama isso de referência, que são notícias ainda não checadas, alguém que viu um índio desconhecido em uma determinada região", explicou o coordenador em exercício da Coordenação Geral de Índios Isolados (CGII) da Funai, José Carlos Meirelles.

"Existe também a possibilidade de que haja descendentes de uma etnia isolada no Cerrado mineiro, em Unaí", revelou Meirelles. "Nossa coordenação também é responsável pela proteção de quatro povos de contato recente [com menos de cinco anos], que vivem na Amazônia."

Dos 15 povos indígenas em isolamento voluntário, três vivem na fronteira entre o Brasil e o Peru, em três terras indígenas contíguas que somam cerca de 800 mil hectares. Elas fazem parte de um bloco maior, de 2 milhões de hectares, que inclui mais seis territórios indígenas de etnias de contato antigo.

"Do lado peruano temos o povo masko-piro, do tronco lingüístico pano. Eles são nômades e migram para o Brasil na época da seca", contou Meirelles. "Do lado brasileiro há dois povos aldeados, para os quais não temos denominação. Acreditamos que eles sejam também Pano, mas rivais culturais dos Masko-Piro."

Meirelles afirmou que não é possível estimar quantas pessoas façam parte desses 15 povos. "Na fronteira entre Brasil e Peru, posso dar uma estimativa grosseira, de uns 800 indígenas. Mas é um número aproximado, que futuramente pode se mostrar bem equivocado".

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.