Panorama
 
 
 
 

GERENTES DO IBAMA DECIDEM EM CUIABÁ AÇÕES PARA APRIMORAR O COMBATE AO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

(06/03/06) - O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel, reúne-se em Cuiabá (MT), nos próximos dias 9 e 10 de março, com gerentes executivos e chefes de fiscalização dos nove estados da Amazônia Legal. Juntos, os participantes definirão uma fórmula para otimizar recursos logísticos e humanos das gerências do órgão, agregando forças para uma atuação cada vez mais integrada e eficiente. “Pretendemos reduzir em pelo menos mais 10% a taxa de desmatamento na floresta amazônica, em 2006”, afirma Montiel, antecipando uma das metas do Ibama.

No ano passado, por causa, sobretudo, das ações de fiscalização do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento, o Ibama fez cair a taxa de desmatamento na Amazônia, em 31%. Caiu de 27.200 km2 para 18.900 km2 a área devastada. A redução de mais 10%, em 2006, levaria a taxa a 17 mil km2.

Além de listar as metas para 2006, os participantes do encontro definirão também as áreas prioritárias e urgentes a serem fiscalizadas e construirão juntos o calendário das futuras operações de fiscalização.

No primeiro dia (9), abrindo o evento, Montiel e o coordenador geral de fiscalização do Ibama, Arty Fleck, apresentarão o conjunto das metas para 2006, além do Relatório de Avaliação do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento. Juntamente com diretores e coordenadores, os participantes definirão as ações prioritárias a serem desenvolvidas, discutindo a realização das futuras operações de fiscalização nestas áreas.

As chamadas Operações Emergenciais (de combate ao fogo ou acidentes poluidores do meio ambiente) também serão discutidas. No dia 10, os debates se concentrarão no detalhamento dos procedimentos para integrar e otimizar os recursos logísticos e financeiros disponíveis, e na Lei de Gestão de Florestas Pública, aprovada pelo Congresso Nacional.

Além de Montiel e Fleck, e do diretor do Programa Nacional de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Tasso Rezende, falarão aos gerentes e chefes de fiscalização o coordenador geral de Zoneamento e Monitoramento Ambiental, Francisco de Oliveira Filho, e, pela Coordenação de Fiscalização e Operações, Aristides Salgado Neto e Virgínia Carpi. Os debates serão moderados pelo assessor especial da Dipro/Ibama Kleber Alves.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rubens Amador)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.