Panorama
 
 
 
 

IBAMA ANUNCIA CRIAÇÃO DE ESTAÇÃO ECOLÓGICA EM ÁREA DA BAÍA DE GUANABARA

Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (RJ) – Brasil
Março de 2006

09/03/2006 - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou hoje (9) a criação de uma estação ecológica para proteger o único espaço ainda preservado da Baía de Guanabara. Localizada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim, na Baixada Fluminense, a estação é constituída por um bosque de manguezais primários, com características semelhantes às que os colonizadores portugueses encontraram na chegada ao Brasil.

"Esse é o trecho mais valioso do ponto de vista ambiental. Não é uma área marinha, mas sim uma floresta de manguezais, perto da desembocadura dos rios Caceribu e Guaraí, os únicos da Baía de Guanabara com condições de balneabilidade", explicou o chefe da APA de Guapimirim, Breno Herrera.

Ele lembrou a importância da preservação também do ponto de vista econômico: "As áreas de mangues são procuradas por peixes de várias espécies para desovar. Isso é também uma garantia para a atividade pesqueira. E são filtros biológicos naturais, já que suas árvores retiram impurezas da águas".

A Estação Ecológica da Guanabara tem 2 mil hectares e é de acesso bem mais restrito que uma APA, já que não permite nenhum tipo de pesca no local. Segundo Breno Herrera, contudo, a comunidade que vivia da captura de caranguejos e da pesca não será prejudicada: "A estação foi desenhada em acordo com a comunidade pesqueira. Os pescadores sabem que ela é a garantia do futuro da atividade na Baía de Guanabara".

Herrera informou ainda que o Ministério do Meio Ambiente já começou a liberar recursos para o desenvolvimento de um circuito de ecoturismo na área ao redor da estação ecológica. "Essa vai ser a nossa contrapartida. O ecossistema dessa região da Baixada Fluminense é belíssimo, mas ainda pouco explorado. É um verdadeiro museu a céu aberto, aonde se podem ver aves e também espécies em extinção, como o jacaré de papo-amarelo. É um lugar parecido com o Pantanal Mato-grossense", acrescentou.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Aline Beckstein

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.