Panorama
 
 
 
 

IBAMA E BPA MOSTRAM RESULTADOS NO DEFESO DO CARANGUEJO NO PARÁ

Panorama Ambiental
Belém (PA) – Brasil
Março de 2006

(06/03/06) - Operação do Ibama e Batalhão de Polícia Ambiental realizada em parceria com Batalhão da Polícia Militar, técnicos das Prefeituras, ribeirinhos da Resex Marinha e apoio da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (ADEPARÁ) para manutenção dos três períodos de defeso do Caranguejo-uçá (Ucides cordatus) – de 02 a 06 de janeiro; 1º a 05 de fevereiro e 1º a 05 de março – envolveu comunidade e Ibama em ações de educação ambiental com a soltura de caranguejos nos mangues nas maiores zonas produtoras do crustáceo nos municípios de Santarém Novo, Augusto Corrêa, Bragança, São Caetano de Odivelas, Quatipuru, Maracanã, Igarapé Açu, Marapanim, São João de Pirabas e Vizeu.

As ações resultaram na apreensão total de 21.100 animais vivos que foram devolvidos para áreas de manguezais e de 123kg (cerca 25 caranguejos por kilo) de massa de caranguejo, doadas para uma creche em Maracanã. Nesses períodos Ibama e BPA realizaram dezenas de reuniões com palestras educativas para pescadores extratores de caranguejos e ações de educação ambiental em associações de moradores, colônias de pescadores e comunidades residentes na Reserva Extrativista –Resex Marinha de Santarém Novo, região nordeste do estado do Pará a 180km da capital Belém.

Durante a “operação defeso” foram apreendidas: 300kg de peixe da espécie mero (doado para instituição de caridade); 20 pássaros de várias espécies confiscados em feira livre de Igarapé Açu e devolvidos a natureza; de 42 animais silvestres (curió, sabiá, rouxinol, cabocolino, bigode, corrupião, coleira, patativa e cigarra) recolhidos de criadouros ilegais na cidade de Capanema e postos em quarentena no Mangal das Graças em Belém e, de três caminhões com madeira serrada - por não portarem ATPF - Autorização de Transporte de Produto Florestal. Foram lavrados dois Autos de Infração (AI) totalizando quatro mil e setecentos reais e dois Termos de Apreensão e Depósito (TDA).

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – A devolução de caranguejos apreendidos faz parte desde 2005 de ações de educação ambiental desenvolvidas pelo Ibama junto ás comunidades de pescadores e extratores de caranguejos em nove reservas extrativistas marinhas no Pará. Com a participação de representantes do município, comunidades ribeirinhas e do CNPT/Ibama. A ação efetivada por técnicos e analistas do Ibama e oficiais do BPA e Polícia Militar abrangeu as reservas extrativistas marinhas no nordeste do estado. O defeso tem outros objetivos, garantir a “andada” do Caranguejo (época do acasalamento da espécie) e envolver a comunidade em ações de soltura dos animais vivos. Levantamento do Centro de Pesquisa Pesqueira do Litoral Norte–CEPNOR/IBAMA estimou a produção de caranguejos em 4.678,50 ton (dados 2004).

Estimativas apontam que entre as maiores zonas produtoras - Augusto Corrêa, Bragança, São Caetano de Odivelas, Quatipuru, Maracanã, Marapanim e São João de Pirabas, existem cerca de 16 mil extratores de caranguejo. Desses apenas 1.200 (cerca de 8%) estão exercendo de forma regularizada a atividade. O Ibama junto as outros órgãos na região está buscando o ordenamento da atividade que hoje é caracterizada como atividade extrativista combinada com comercialização informal na economia paraense.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Edson Gillet Brasil)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.