Panorama
 
 
 
 

IBAMA LIBERA COLHEITA, MAS MANTÉM EMBARGO A TRANSGÊNICOS

Panorama Ambiental
Foz do Iguaçu (PR) – Brasil
Março de 2006

(09/03/06) - O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) do Paraná liberou, nesta quarta-feira (8), a colheita das 13 lavouras de soja geneticamente modificada, embargada na Operação Parque Livre. A ação, em 22 de fevereiro, foi motivada após denúncias de que agricultores estariam plantando soja geneticamente modificada na Zona de Amortecimento do Parque Nacional do Iguaçu, no Oeste do estado.

A legislação brasileira proíbe o plantio de soja transgênica em terras indígenas, unidades de conservação e as respectivas zonas de amortecimento. No entanto segundo o superintendente do órgão no estado, Marino Gonçalves, os grãos ficarão segregados até o julgamento dos processos. A Cooperativa Industrial Lar de Medianeira (PR), uma das responsáveis pela distribuição das sementes modificadas aos agricultores, comprometeu-se em acondicionar toda a soja nos silos da empresa.De acordo com o superintendente, os proprietários estarão obedecendo a um cronograma para realizarem o procedimento.

Toda a ação desde a colheita, transporte e armazenamento terá o acompanhamento de fiscais do Ibama. Marino informou que a Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), em recente reunião com o Ibama, sinalizou aceitar um termo de ajuste de conduta sobre a proibição do cultivo de transgênicos comprometendo a repassar para os agricultores todas as informações necessárias antes do início do plantio.

O superintendente informou que apesar da liberação da colheita, os processos contra os agricultores continuam tramitando. O valor da multas para cada propriedade deverá ser anunciado na próxima semana em uma reunião do Ibama em Foz do Iguaçu (PR), com os atingidos. “Após a colheita, as áreas continuam embargada para o plantio da soja transgênica e liberada para a convencional ou orgânica”, concluiu.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.