Panorama
 
 
 
 

JOVENS E CRIANÇAS DE MANAUS ENVIAM SEU RECADO À CDB: A AMAZÔNIA TEM PRESSA!

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006

10.03.2006 – Manaus - Como que por um passe de mágica, a chuva deu uma folguinha e os voluntários do Greenpeace aproveitaram a manhã ensolarada que se abriu sobre a Feira de Artesanato e Café Regional da Avenida Eduardo Ribeiro no domingo passado (05/03), para preparar o recado dos jovens e crianças de Manaus à 8ª Conferência das Partes da Convenção de Diversidade Biológica (CDB), que acontece de 20 a 31 deste mês, em Curitiba.

Sobre o asfalto, uma faixa gigante de 5 metros por 7 metros com a mensagem “A Amazônia tem pressa!” ganhou um toque mais que especial com os inúmeros carimbos coloridos feitos através da impressão das próprias mãos de quem passava por ali. Pintar e desenhar na faixa também eram atividades estimuladas pelos animados voluntários, e as crianças não se intimidaram: tintas e pincéis deslizavam com inspiração pelo tecido branco, criando sóis, luas, pássaros, árvores, animais, corações, rios, e escrevendo nomes ou palavras de ordem em proteção à biodiversidade. “A gente tem que ser radical pra defender a natureza, senão não sobra nada”, afirmou o estudante Flávio Mendonça, de 15 anos. Tinha diversão e estímulos à reflexão para não deixar ninguém de fora, independentemente da idade. Enquanto os pequeninos se divertiam no concorrido jogo Em Busca da Paz na Floresta ou tinham suas faces pintadas com onças, botos e borboletas, dentre outros animais, os pais e os filhos mais grandinhos recebiam explicações sobre o objetivo da atividade. Não faltaram esclarecimentos sobre o programa Jovens pelas

Florestas, a CDB (considerada uma das mais importantes convenções ambientais do mundo), a campanha da Amazônia e sobre o próprio Greenpeace e suas reivindicações nesta Convenção. “Além, é claro, de deixarmos claro por que é fundamental a participação das crianças e jovens em uma reunião internacional como a CDB”, declara a voluntária Leonor Cristina Silva Souza, de 21 anos. Para o programa Jovens pelas Florestas, trata-se de uma oportunidade muito boa para proporcionar a participação direta e dar voz a quem simboliza o futuro do planeta e quer ver as florestas e a vida protegidas.

Amigos da natureza

Observando as netinhas se divertindo, Charife Silva Chalub, 61 anos, declarou que atividades com este caráter educacional devem ser também levadas ao interior dos estados. “Só que com o objetivo de conscientizar os fazendeiros que estão destruindo tudo e são, na minha opinião, os maiores criminosos da natureza”, sugeriu ela. Nascida em uma região de seringais no Acre, ela diz que os antigos moradores da floresta estão sendo expulsos rapidamente de suas terras e, sem alternativas, têm que mudar para as cidades. “Essa é a minha própria história. Eu sofri muito e sei a urgência de se proteger essas áreas”, disse Charife. Ela afirma que atividades lúdico-educativas como essa, realizadas pelo Greenpeace, ensinam muito às crianças. “Da próxima vez que elas estiverem brincando e forem quebrar um galhinho ou pisar em uma plantinha no jardim, elas vão pensar antes e não irão maltratar a natureza”, concluiu.

Enquanto tudo isso acontecia, os versos rítmicos do Samba pela Vida (criado especialmente para o desfile programado pelo Greenpeace durante a CDB) que saíam dos alto-falantes anunciavam: “Nosso sonho é ver as florestas no lugar, ver para sempre o uso sustentável dessa herança milenar... Toda a vida sendo protegida, em rios, matas, terra e mar. Aqui ninguém quer mais tristeza, só quer razões pra festejar... Cantamos hoje pra depois ninguém chorar, pra convencer governos, mentes, corações, que sem vontade e grana não vamos deixar biodiversidade pras futuras gerações...”. Precisa dizer mais?

 
 
Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.