Panorama
 
 
 
 

MATO GROSSO DO SUL INAUGURA DÉCIMA UNIDADE DE RECEBIMENTO DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

09/03/2006 - Foi inaugurado hoje (09/03) o posto de recebimento de embalagens de Três Lagoas, município da região nordeste do Mato Grosso do Sul. Gerenciado pela Associação Três-lagoense de Revendas Agrícolas (Atra), a unidade, localizada na divisa com o Estado de São Paulo, possui área construída de 250 m² com capacidade para armazenar 100 toneladas de embalagens e irá receber recipientes dos municípios de Três Lagoas, Água Clara, Selvíria, Brasilândia e Santa Rita do Pardo.

Com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) é a entidade que tem a responsabilidade de destinar corretamente as embalagens devolvidas pelos agricultores.

O posto de Três Lagoas será a décima unidade de recebimento de embalagens do Mato Grosso do Sul (8 centrais e 2 postos) e deverá receber cerca de 25 toneladas de embalagens em 2006. Em 2005, os agricultores sul mato-grossenses devolveram 965 toneladas de embalagens, número 49% maior do que o alcançado em 2004 (646 toneladas). No primeiro mês de 2006 já foram processadas 78 toneladas de embalagens advindas da agricultura do Mato Grosso do Sul.

Centrais e Postos - As unidades de recebimento de embalagens vazias são ambientalmente licenciadas para a atividade e podem ser classificadas como Postos ou Centrais de acordo com o tipo de serviço efetuado. Postos de recebimento são estruturas menores que recebem as embalagens, as separam entre embalagens lavadas e não-lavadas e as encaminham para uma central de recebimento.

Centrais de recebimento são estruturas maiores que, além de receber e separar as embalagens laváveis e não-lavadas, as separam de acordo com o tipo do material e confeccionam fardos para que sigam para o destino final. Embalagens lavadas seguem para reciclagem e embalagens não-lavadas seguem para incineração. Embalagens secundárias que estejam limpas, tais como caixas de papelão, também seguem para a reciclagem.

As centrais de recebimento do Mato Grosso do Sul estão localizadas nos municípios de Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Maracaju, Naviraí, Ponta Porá, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e os postos de recebimento ficam em Caarapó e Três Lagoas.

Nos próximos quatro meses serão inaugurados quatro novos postos de recebimento nos municípios de Amambaí, Laguna Carapã, Aral Moreira e Fátima do Sul. A conclusão da estrutura necessária para o recebimento de todas as embalagens vazias geradas pelo Estado será alcançada depois da construção de mais três unidades, que serão localizadas nos municípios de Nova Andradina, Camapuã e Sonora. O Estado terá ao todo 17 unidades de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos.

O posto de recebimento de embalagens gerenciado pela Atra faz parte do sistema de destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos, programa formado pela integração de diversos elos da cadeia produtiva agrícola como agricultores, canais de distribuição, cooperativas, indústria e o poder público.

 
 

Fonte: Ministério da Agricultura (www.agricultura.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.