Panorama
 
 
 
 

MIRANDA: MARCADAS ASSEMBLÉIAS PARA ELEGER MEMBROS DO COMITÊ

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Março de 2006

10/03/2006 – Os membros efetivos do primeiro comitê gestor de bacia hidrográfica do Estado, o Comitê do Rio Miranda, serão escolhidos em três assembléias que acontecerão nos dias 27, 28 e 29 de março. O edital fixando as datas das reuniões e elencando as entidades habilitadas a participar será publicado no Diário Oficial do Estado na próxima semana.

Uma vez escolhidos os membros, será empossado pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (e presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos), José Elias Moreira, o Comitê Gestor da Bacia do Rio Miranda, organismo de caráter jurídico que decidirá o que pode e não pode ser feito na região, quem e como pode ser utilizada as águas do rio Miranda e seus afluentes, e até decidir pela cobrança ou não do uso dessas águas.

A bacia do rio Miranda engloba 23 municípios a Oeste do Estado. Em extensão territorial abrange quase metade do Estado e 51% da população sul-mato-grossense. A bacia do Miranda se estende desde São Gabriel do Oeste, passando por Campo Grande até Nioaque e todos os municípios a Oeste. A mobilização para formação do comitê gestor começou em 2001; em outubro do ano passado o órgão foi formalmente criado, por ato do governador Zeca do PT, e agora terá seus membros escolhidos e empossados.

A criação de um comitê de bacia é um processo lento, explica a bióloga Maria Antônia Barros, integrante da Mesa Provisória do Comitê do Miranda. “É preciso o envolvimento da sociedade civil, um trabalho amplo de conscientização, a coleta de todas as informações relativas à bacia, desde o aspecto populacional, econômico e ambientais.”

Membros – Após o ato de criação, foi aberto prazo para que as entidades interessadas em integrar o comitê se habilitassem. O prazo expirou dia 23 de fevereiro; 19 organizações civis com atuação na área e 36 usuários das águas do Miranda e seus afluentes se candidataram, sendo que sete entidades ainda têm pendências documentais e podem ser excluídas.

Além dessas entidades, as 23 prefeituras já estão automaticamente convocadas a participar da assembléia, que acontecerá dia 27 de março, para escolher os 11 representantes do poder público que comporão o comitê. O poder público estará dividido da seguinte forma: 5 representantes de secretarias de Estado, 4 prefeituras (sendo uma da região de planície, uma do planalto, e do rio Miranda e outra do rio Aquidauana, importante afluente da bacia).

As organizações que representam a sociedade civil farão a assembléia dia 28 e escolherão outros 11 membros do comitê, e no dia 29 se reúnem os usuários das águas para eleger mais 11 componentes. O Comitê Gestor terá, portanto, 33 membros, sendo que o poder público deterá apenas um terço dos votos. Uma vez realizadas as assembléias (que acontecerão todas no auditório da Sema) e não havendo contestações de ordem legal, já pode ser efetivamente empossado o comitê.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (João Prestes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.