Panorama
 
 
 
 

PRESIDENTE DO IBAMA ABRE ENCONTRO NACIONAL DO CNPT

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

(06/03/06) - O presidente do Ibama, Marcus Barros, abriu ontem em Brasília o Encontro Nacional dos Técnicos do Centro Nacional de Desenvolvimento Sustentado das Populações Tradicionais – CNPT.

O encontro, que vai até o dia 15, conta com a participação de cerca de 100 servidores de todo o Brasil, que desenvolvem atividades junto às populações locais nas unidades de conservação. O objetivo é aprimorar e definir normas para o trabalho do Ibama junto a essas populações e às reservas extrativistas e de desenvolvimento sustentável.

Patrícia Grecco, analista ambiental recém-ingressada no Ibama, chegou no domingo de Itaituba – PA. Patrícia foi designada para chefiar a Reserva Extrativista Riozinho Anfrísio. Sua expectativa é que saia do encontro ciente das diretrizes do Ibama para a gestão junto aos que moram dento da Resex. “Encontros como esse são importantes para conhecermos experiências de outras regiões”, afirma.

Na palestra de abertura, Barros destacou a importância da integração do ser humano com a natureza para a preservação do meio ambiente e acrescentou que, ao chegar ao Ibama, logo percebeu que sua maior contribuição - como especialista em ser humano - seria “direcionar ações para as populações locais”.

Barros aproveitou o evento para anunciar que o conselho gestor do Ibama terminou, ontem, a redação do documento de criação de uma nova diretoria no Ibama para o desenvolvimento socioambiental - Disam - que vai incorporar as atribuições do CNPT e da Coordenação Geral da Educação Ambiental. A proposta agora está na casa civil para análise da presidência da República.

O anúncio agradou os presentes ao encontro. Raimundo Souza, técnico do CNPT no Acre, disse que a criação da diretoria é um passo importante para a Instituição. Com a nova diretoria, segundo ele, será possível estabelecer políticas públicas de longo prazo para as populações locais, o que era limitado quando se mantinha apenas um centro, como o CNPT. “É a realização de um sonho de muitos anos” finaliza.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Luís da Motta)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.