Panorama
 
 
 
 

WWF-BRASIL DISCUTE REFORMA AGRÁRIA E MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

08/03/2006 - Entre 6 e 10 de março, Porto Alegre (RS) sedia a segunda Conferência Mundial sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural (CIRADR), organizada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU). O WWF-Brasil participa do evento para discutir a relação entre reforma agrária e meio ambiente, e apresenta os desafios e aprendizagens do projeto Fruta no Pé, Sombra e Água Fresca, realizado no Projeto de Assentamento “Celso Furtado”, no Centro-Oeste do Paraná.
Desenvolvido desde o final de 2003, o projeto é uma parceria entre WWF-Brasil, INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Seu principal objetivo é contribuir para que o Projeto de Assentamento “Celso Furtado” se torne modelo em termos de gestão ambiental e conservação da Mata Atlântica. Com previsão de assentar cerca de 950 famílias, o assentamento ocupa uma região de floresta de transição entre a Floresta de Araucária e a Floresta Estacional, com grandes fragmentos de uma mata rara e altamente biodiversa.
“O planejamento adequado do uso dos recursos naturais em assentamentos de reforma agrária pode evitar a depauperação dos solos, poluição das águas e aumento das pragas e doenças na lavoura”, diz a coordenadora do Programa Mata Atlântica do WWF-Brasil, Helena Maltez, que está participando da CIRADR, cuja primeira edição ocorreu em 1979. O atual encontro servirá como meio para se revisar diferentes experiências relativas à reforma agrária no mundo, através da análise de impactos, processos, mecanismos e atores envolvidos, a fim de desenvolver propostas para uma futura linha de ação. O WWF-Brasil também está representado no evento pelo Coordenador do Projeto Agricultura e Meio Ambiente, Ilan Kruglianskas.
Saiba mais sobre o evento em: http://www.icarrd.org

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.