Panorama
 
 
 
 

ATIVISTAS PENDURAM FAIXA NO CRISTO PARA ALERTAR SOBRE A PERDA DE BIODIVERSIDADE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006

16.03.2006 - Rio de Janeiro - Ativistas do Greenpeace colocaram hoje de manhã uma faixa de 5 x 8 metros na mão da estátua do Cristo Redentor, no Corcovado, para chamar a atenção dos governos para a alarmante perda de biodiversidade do planeta e os riscos para a segurança ambiental representada pelos transgênicos. A mensagem: “O futuro do planeta está em suas mãos” foi endereçada aos representantes de governos de todo o mundo reunidos em Curitiba para discutir medidas de proteção às diferentes formas de vida na Terra.

A capital do Paraná sedia este mês duas reuniões da ONU: a 3a Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena e a 8a Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CDB). Representantes de 132 países signatários do Protocolo de Cartagena discutem a biossegurança global relacionada ao transporte internacional de OVMs (organismos vivos modificados). A reunião da CDB, que volta ao Brasil 14 anos depois de sua criação na Eco-92, envolve delegações governamentais de 188 países, que vão discutir até o dia 31 medidas necessárias para barrar a alarmante perda de biodiversidade no planeta até 2010.

“Na segunda-feira (13/02), o Brasil se posicionou claramente a favor da necessidade de rotulagem para o transporte internacional de transgênicos”, disse Benedikt Haerlin, da delegação do Greenpeace Internacional, presente na Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena (MOP), em Curitiba. Segundo ele, governo da Nova Zelândia deve fazer o mesmo para defender os interesses da biodiversidade e da segurança ambiental. “Também nos preocupa a possível obstrução das discussões pelo México. Ainda é cedo para saber se a biodiversidade e os interesses dos países em desenvolvimento vão prevalecer sobre os interesses da indústria e dos Estados Unidos”, observou Haerlin.

A ação direta do Greenpeace no Cristo Redentor resultou na prisão de cinco ativistas. Voluntários escalaram a estátua e, depois de colocada a faixa, um deles saltou da mão direita do Cristo, mas teve problemas com uma das cordas. Ele desceu a estátua de rapel, em segurança. “Governos de todo o mundo têm de correr riscos e trocar indecisões por atos, palavras por ações concretas em defesa do meio ambiente”, disse Paulo Adário, coordenador da campanha Amazônia, do Greenpeace.

Para ele, o mundo não pode esperar outros 14 anos até que os governos decidam fazer o que prometeram em 1992, no Rio. “Se a extinção em massa de animais e plantas ao redor do mundo não for barrada imediatamente, as futuras gerações não terão chances de se beneficiarem de um planeta saudável”, disse Adario. “Florestas como a Amazônia estão sendo destruídas numa escala assustadora. A Amazônia tem pressa”.

A diversidade da vida terrestre e marinha vem sendo destruída em um ritmo alarmante. Esta perda de biodiversidade afeta o funcionamento efetivo dos ecossistemas, já que somos todos dependentes do meio em que vivemos para obter alimentos, água e medicamentos.

O Greenpeace está em campanha para proteger os últimos remanescentes florestais do planeta e, assim, garantir proteção à vida na Terra. A organização vêm trabalhando no coração da Amazônia para expor o avanço da fronteira agropecuária na região, com a conversão de grandes áreas de floresta em campos de soja e pastos. O Greenpeace defende o estabelecimento de redes de áreas protegidas e de uso responsável em todo o mundo para conter a perda de biodiversidade.

 
 
Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.