Panorama
 
 
 
 

CHINA LIBERA SOJA TRANSGÊNICA BRASILEIRA POR CINCO ANOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

16/03/2006 - A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que a China autorizou o Brasil a continuar a exportar soja geneticamente modificada ao país por um prazo de cinco anos. O anuncio aconteceu depois que o Mapa enviou, no começo do mês, uma missão brasileira para negociar com o Ministério da Agricultura da China um prazo maior na certificação do produto brasileiro. Até o ano passado, esta certificação era emitida anualmente.

A decisão chinesa vai trazer maior segurança para o setor. “Conseguimos o máximo que a legislação deles permite. Essa decisão representa uma maior previsibilidade na exportação brasileira de soja para a China”, afirma a Coordenadora de Acordos Bilaterais do Mapa, Denise Euclydes Mariano, integrante da missão brasileira que esteve no país asiático entre os dias 6 e 9 deste mês.

Segundo o coordenador de biosseguranca do Mapa, Marcus Vinicius Coelho, a certificação amplia a cooperação entre o Brasil e a China. “A certificação representa um avanço no entendimento entre os dois países em relação à comercialização de soja transgênica”.

As exportações de soja representam aproximadamente 25% das exportações brasileiras para a China. De acordo com o governo chinês, aproximadamente 30% da soja que o país asiático importa vem do Brasil. Em 2005, o Brasil exportou 1,7 bilhão de dólares de soja em grão para a China. Os chineses são um dos principais compradores de produtos do agronegócio brasileiro. Em fevereiro, o setor exportou para o mercado chinês o equivalente US$ 124,7 milhões, 27,3% do total exportado para a Ásia.

Transgênicos - O plantio comercial de produtos geneticamente modificados no Brasil começou em 2004, quando o governo lançou uma medida provisória autorizando o cultivo da soja transgênica. Em 2005, a União manteve a autorização para este tipo de cultivar.

A Lei nº 11.092, de 12 de janeiro de 2005, estabelece normas para o plantio e comercialização da produção de soja geneticamente modificada da safra de 2005. De acordo com o coordenador de biossegurança do Mapa, no ano passado cerca de 109 mil agricultores plantaram soja transgênica.

 
 

Fonte: Ministério da Agricultura (www.agricultura.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.