Panorama
 
 
 
 

CONVENÇÃO PODE INICIAR CICLO DE REAL PROTEÇÃO DA DIVERSIDADE DAS ESPÉCIES, DIZ SECRETÁRIO DO MMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

13/03/2006 – O Brasil concentra entre 15% a 20% do número total de espécies existentes no mundo, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o que faz com que seja considerado o país detentor da maior fatia da biodiversidade mundial. É com esse cenário que, pela primeira vez na história, o país será o anfitrião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-8).

A oitava edição do encontro se realiza entre os dias 20 e 31 em Curitiba. O evento deverá contar com a participação de delegações dos 188 membros da Convenção sobre Diversidade Biológica, considerado o mais importante acordo internacional sobre o tema.

Para o secretário de Biodiversidade e Florestas, do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, o mais importante é colocar em prática as deliberações, normas e orientações que foram tomadas pela convenção até agora.

Entre os pilares da convenção estão a conservação da diversidade biológica, a utilização sustentável de seus componentes e a repartição justa e eqüitativa dos benefícios decorrentes do uso dos recursos genéticos.

"Há uma enorme expectativa de que aquilo que a convenção prevê, e foi detalhado esses anos todos, seja efetivamente implantado e o mundo entre num novo ciclo, um ciclo de real proteção da diversidade das espécies que vem lamentavelmente sendo reduzida de forma muito drástica nas últimas décadas".

No total, 188 países ratificaram a convenção, entre os quais o Brasil. Alguns, como os Estados Unidos, assinaram a convenção, mas ainda não a ratificaram. João Paulo Capobianco afirma que o interesse nos resultados não é apenas brasileiro.

"O Brasil não é o único país com essa agenda, ao contrário, há uma quantidade enorme de países que querem agir, querem resultados, querem colaborar para que haja uma reviravolta na forma como a humanidade se relaciona com a biodiversidade", diz.

De acordo com o secretário, a expectativa é que o encontro tenha presença maciça de ministros de meio ambiente. "Deve ser a reunião das partes com a maior presença de ministros, então há muito otimismo de que nós tenhamos uma reunião forte, importante, que vai avançar em decisões significativas. O nosso interesse, o nosso esforço para que seja uma reunião que defina ações de implantação concreta parece que está se tornando cada vez mais viável e possível".

Para ele, a reunião em Curitiba pode ser um marco "nessa trajetória para que de fato a gente possa reverter o dramático processo de perda de biodiversidade a que o mundo todo assiste hoje". Além de ser o país sede do encontro, o Brasil assumirá a presidência da convenção pelos próximos dois anos.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Juliana Andrade

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.