Panorama
 
 
 
 

DEFINIDAS REGRAS PARA ESCOLHER ANIMAIS QUE SERÃO COMERCIALIZADOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

16/03/2006 - A Câmara Técnica de Biodiversidade, Fauna e Recursos Pesqueiros do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou nesta quarta-feira (15) resolução sobre criação e comercialização de animais silvestres para fins de estimação. Ela estebeleceu critérios para que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) defina as espécies que poderão ser comercializadas.
Dentre os critérios está a avaliação da possibilidade da espécie, que será comercializada, ser nociva ao equilíbrio ecológico e ao ecossistema. Também será levado em conta se ela representa algum risco para os seres humanos.
O Ibama deverá considerar, ainda, ao elaborar a lista, se a espécie é completamente conhecida dos pesquisadores. Outro ponto é a análise sobre as possibilidades de fuga do animal ou se ele pode ser abandonado com facilidade por exigir cuidados muito complexos. Durante o processo, o Ibama deverá ouvir a sociedade civil, instituições de pesquisa e os estados. Depois de definida, a lista será apresentada ao Conama.
Na reunião também ficou decidido que a Câmara Técnica deve reforçar a recomendação feita pelo Conama para que o Ministério do Meio Ambiente realize seminário sobre manguezais e sobre a cultura de camarão. O objetivo é realizar o evento antes que seja revisada a resolução que trata da definição legal do ecossistema manguezal no Brasil.
Esse foi um dos eventos associados à Terceira Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, que acontece em Curitiba até a próxima sexta-feira (17).

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Marluza Mattos)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.