16/03/2006
- O número de indígenas matriculados
em cursos da educação infantil,
ensino fundamental e ensino médio brasileiro
cresceu 17,5% nos últimos dois anos.
Os dados, divulgados nesta quarta-feira (15/03),
são do Censo Escolar 2005, realizado
pelo ministério da Educação.
Segundo o documento, só
de 2003 a 2005 foram feitas 24.624 novas matrículas
na rede de ensino. O aumento populacional
- em torno de 3,6% neste período -
é um dos motivos para o crescimento
da procura de novas vagas. Outros fatores
de relevância são o aumento da
formação professores indígenas,
cerca de 8.000, e incentivos do governo federal
como o Programa da Merenda Escolar, que favorece
a permanência dos alunos nas escolas.
Atualmente existem 2.324
escolas indígenas mantidas pelos governos
municipais e estaduais com recursos do Fundo
de Manutenção e Desenvolvimento
do Ensino Fundamental e de Valorização
do Magistério (Fundef). Cada escola
abriga em média 70 alunos, quatro professores
e pelo menos um funcionário da comunidade.
O aumento no número de escolas significa
43.000 novos alunos, 2.400 novos professores
e pelo menos três mil novos assalariados
em terras indígenas.
Para 2006, o Fundef tem
previsto um orçamento de R$ 149 milhões,
podendo ser alterado com a implantação
do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento
da Educação Básica (Fundeb).
As escolas indígenas também
poderão contar com ajuda do Programa
Nacional de Alimentação Escolar
Indígena, com previsão de investimentos
de R$ 12,5 milhões; além da
participação do Programa Nacional
do Livro Didático, que deve enviar
para as escolas indígenas cerca de
600 mil livros esse ano.