Panorama
 
 
 
 

EDUCAÇÃO INDÍGENA CRESCE 17,5% EM DOIS ANOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

16/03/2006 - O número de indígenas matriculados em cursos da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio brasileiro cresceu 17,5% nos últimos dois anos. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (15/03), são do Censo Escolar 2005, realizado pelo ministério da Educação.

Segundo o documento, só de 2003 a 2005 foram feitas 24.624 novas matrículas na rede de ensino. O aumento populacional - em torno de 3,6% neste período - é um dos motivos para o crescimento da procura de novas vagas. Outros fatores de relevância são o aumento da formação professores indígenas, cerca de 8.000, e incentivos do governo federal como o Programa da Merenda Escolar, que favorece a permanência dos alunos nas escolas.

Atualmente existem 2.324 escolas indígenas mantidas pelos governos municipais e estaduais com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Cada escola abriga em média 70 alunos, quatro professores e pelo menos um funcionário da comunidade. O aumento no número de escolas significa 43.000 novos alunos, 2.400 novos professores e pelo menos três mil novos assalariados em terras indígenas.

Para 2006, o Fundef tem previsto um orçamento de R$ 149 milhões, podendo ser alterado com a implantação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). As escolas indígenas também poderão contar com ajuda do Programa Nacional de Alimentação Escolar Indígena, com previsão de investimentos de R$ 12,5 milhões; além da participação do Programa Nacional do Livro Didático, que deve enviar para as escolas indígenas cerca de 600 mil livros esse ano.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.