Panorama
 
 
 
 

EMPRESAS PODERÃO COMPENSAR DANOS AMBIENTAIS COM DEPÓSITOS EM NOVO FUNDO

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Março de 2006

16/03/2006 - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, lançou hoje (16) o Fundo Nacional de Compensação Ambiental, em convênio assinado entre o ministério, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e a Caixa Econômica Federal.

Empresas que causarem danos ao meio ambiente na execução de obras poderão compensá-los fazendo depósitos em um fundo na Caixa Econômica Federal. Esses recursos serão aplicados na criação, manutenção e implementação de parques, reservas e estações ecológicas.

Segundo a ministra, o convênio vai conferir transparência, eficiência e agilidade no cumprimento deste tipo de obrigação legal. As próprias empresas é que vinham fazendo a gestão da aplicação desses recursos nas Unidades de Conservação, a partir de valor arbitrado pelo Ibama, calculado de acordo com o grau dos danos causados e nunca inferior a 0,5% do total de investimento na obra.

Marina Silva explicou que o pagamento da compensação é obrigatório, porém a adesão ao fundo é voluntária. No ano passado, o Ibama recebeu R$ 300 milhões em compromissos de compensação feitos por empresas. E estão em processo de execução outros 40% desse valor.

Parte desses recursos, de acordo com a ministra, servirá também para agilizar processos de regularização fundiária. Ela lembrou que um dos entraves à criação das Unidades de Conservação é a questão das indenizações a quem tem propriedades nessas áreas. O Fundo, acrescentou, é destinado às unidades selecionadas de acordo com os critérios do Ibama: propriedades com toda a documentação legal serão atendidas com prioridade e as que têm questões judiciais pendentes não estão incluídas nesse processo.

A ministra lembrou ainda que as empresas que aderirem ao Fundo Nacional de Compensação Ambiental serão beneficiadas porque, "quando se cumpre a lei e se destina esses recursos para a proteção do meio ambiente, a empresa está associando sua imagem às áreas preservadas".

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Luciana Nórcio

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.