Panorama
 
 
 
 

FÓRUM GLOBAL DA SOCIEDADE CIVIL FAZ DECLARAÇÃO A FAVOR DA IDENTIFICAÇÃO EXPLÍCITA DE TRANSGÊNICOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006

15-03-2006 – Curitiba - A solenidade de abertura do Fórum Global da Sociedade Civil, na 8ª Convenção sobre Diversidade Biológica, se transformou em um ato em defesa da expressão ‘contém’ para a rotulagem de carregamentos contendo transgênicos. A cerimônia contou com a presença do diretor de Políticas Públicas do Greenpeace, Sérgio Leitão, do governador do Paraná, Roberto Requião, da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do secretário-executivo do FBOMS, Temístocles Marcelos.

 

 

“O Greenpeace considera um grande avanço o posicionamento brasileiro adotado para esta reunião. Agora vamos procurar cada delegado dos países membros da conferência para que apoiem a proposta do uso do “contém” e finalmente inicie-se a implementação do Protocolo de Cartagena com regras precisas e seguras”, afirmou Sérgio Leitão.
Também participaram da abertura do fórum Jean Marc von der Weid, da Campanha por um Brasil Livre de Transgênicos, João Pedro Stédile, do MST, e Maria Rita Reis, da ONG Terra de Direitos.

A decisão sobre o uso da expressão ‘contém’ ou ‘pode conter’ é a mais importante da reunião do Protocolo de Cartagena (MOP 3), que acontece durante a primeira semana da CDB. Ontem, o governo brasileiro finalmente anunciou seu posicionamento, favorável à identificação de cargas transgênicas com a expressão ‘contém’. Temia-se que o governo mantivesse a mesma posição da reunião passada, realiada em 2005, quando defendeu a expressão ‘pode conter’, considerada por ambientalistas pouco clara e dúbia.

Entretanto, Maria Rita Reis, representante do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais da Campanha Brasil Livre de Transgênicos, explicitou profundo descontentamento da sociedade civil brasileira com o prazo de quatro anos sugerido na proposta brasileira para que os países implementem o sistema de identificação na produção de transgênicos. Maria Rita lembrou aos presentes que o protocolo visa promover a proteção da biosegurança e biodiversidade e não dos interesses comerciais do agronegócio.

A ministra Marina Silva iniciou seu discurso dizendo-se aliviada com a tomada de posição do Brasil e fez questão de ressaltar que o período de transição proposto pelo governo até a entrada em vigor da rotulagem com a expressão ‘contém’ não é uma moratória e não irá atrasar a implementação na prática do protocolo. “O estabelecimento de processos de segregação e rastreabilidade da cadeia de produção transgênica começa agora.”

O governador do Paraná criticou o ministério da Agricultura, a quem chamou de ministério da Transgenia, por sua forte posição em favor das empresas produtoras de transgênicos e contra a rotulagem precisa de cargas contendo OGMs. “Querem tirar do Paraná nosso direito de fiscalizar e continuar um território livre de transgênicos”, afirmou.

 
 
Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.