Panorama
 
 
 
 

GOVERNADOR DIZ QUE PM ENTRARÁ NA FAZENDA PLANTADA COM TRANSGÊNICOS NO PARANÁ

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Março de 2006

Curitiba (15/03/06) - O governador do Paraná, Roberto Requião, prometeu dar ordem para que a Polícia Militar do estado ocupe a fazenda da multinacional suiça de biotecnologia Syngenta, plantada com soja transgênica em área supostamente ilegal. “Tão logo o governo federal confirme o delito e o embargo das plantações, nossos policiais entrarão na propriedade para queimar ‘essa porcaria de transgênico’ e garantir a integridade natural”, avisou Requião. O governador deve convocar a PM logo, já que, desde a semana passada, a área se encontra embargada pelo Ibama.

Segundo o gerente executivo do Ibama no Paraná, Marino Gonçalves, a plantação da Syngenta está situada a seis quilômetros do Parque Nacional do Iguaçu, contrariando a legislação, que exige distância mínima de 10 quilômetros de unidades de conservação – caso do Parque do Iguaçu, uma das reservas mais ricas do estado. Os proprietários da Syngenta dizem que receberam autorização da CTNBIO para o plantio transgênico, mas até este momento não apresentaram ao Ibama documento de confirmação.

Protesto - A fazenda da Syngenta foi ocupada na manhã de ontem por 500 militantes do Movimento Via Campesina. Trata-se do mesmo movimento que invadiu a fazenda da Aracruz Celulose, no Rio Grande do Sul, e destruiu experimentos transgênicos.

Dirigentes da Via Campesina asseguraram que o protesto, desta vez, seria pacífico. Eles só sairiam da fazenda se autoridades chegassem ao local, com a polícia, e os funcionários da Syngenta fossem retirados. O Ibama multará a empresa em R$ 1,5 milhão. E seus proprietários poderão pegar de um a dois anos de prisão.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rubens Amador)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.