Panorama
 
 
 
 

GOVERNO PREPARA AVALIAÇÃO AMBIENTAL DA BACIA DO PARAGUAI

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Março de 2006

15/03/2006 – Até o fim do ano estará finalizada a Avaliação Ambiental Estratégica da Bacia do Alto Paraguai, extenso território que abrange 31 municípios de Mato Grosso do Sul e 51 de Mato Grosso, englobando toda a planície pantaneira. Hoje pela manhã, em reunião na Sema (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), técnicos do governo federal, governo estadual e da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) discutiram a formação do grupo que conduzirá os estudos.

Participaram da reunião o secretário de Meio Ambiente, José Elias Moreira, os coordenadores nacional e estadual do Programa Pantanal, Paulo Guilherme Cabral e Job Abrão, respectivamente, além de técnicos das Secretarias de Desenvolvimento Agrário (SDA), Produção e Turismo (Seprotur), Infra-Estrutura e Habitação (Sehinfra), Planejamento (Seplanct), e da Uems.

“A Avaliação Ambiental Estratégica vai reunir as informações básicas da região, do ponto de vista ecológico, econômico e social, e sinalizar antecipadamente quais os instrumentos adequados de desenvolvimento para a bacia”, sintetiza Paulo Cabral. “Esse estudo é importante para não se repetir o que aconteceu no Estado há 40 anos, quando com incentivo do governo federal passaram um correntão no cerrado derrubando tudo, não respeitando mata ciliar nem reserva legal. Hoje temos rios morrendo, voçorocas, inúmeros problemas que foram causados em três anos e nem em 30 conseguimos resolver”, completou o secretário José Elias Moreira.

Curso – Paulo Cabral explica que o estudo será realizado por técnicos dos governos federal, de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e de instituições de ensino superior. Ao todo serão 35 pessoas. Para isso eles participarão de um curso de especialização ministrado pela Uems e custeado integralmente pelo Ministério do Meio Ambiente.

O curso se estenderá de abril a novembro e simultaneamente às aulas teóricas, os alunos desenvolverão as atividades práticas que resultará na Avaliação Ambiental da bacia. Terminadas as aulas o estudo estará finalizado. Os governos federal, de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso indicarão, cada qual, dez alunos; a Uems e a Unemat (Universidade Estadual de Mato Grosso), os cinco restantes.

A Avaliação Ambiental Estratégica é urgente para nortear o desenvolvimento sustentável do Estado, ponderou o secretário José Elias Moreira, e servirá de base científica para a Sema arbitrar sobre empreendimentos na bacia do rio Paraguai, cujo ecossistema, pela fragilidade e peculiaridades, exige atenção redobrada. “O empresário tem pressa. Chega aqui, protocola um projeto e quer a licença para ontem. E não pode ser assim. Esse estudo vai nos apontar onde e como pode ser implantada essa ou aquela empresa.”

O superintendente de Planejamento da Seplanct, Rubens Alves, vê na Avaliação Ambiental mais uma valiosa oportunidade para “construir o planejamento do Estado”. “Nem sempre um instrumento de desenvolvimento que é bom para uma região, pode ser bom para outra.” As informações já coletadas por outros organismos públicos, como os Coredes (Conselhos Regionais de Desenvolvimentos) e do próprio PPA (Plano Pluri Anual) terão suma importância na construção do estudo.

Hoje mesmo, Paulo Cabral viaja para Cuiabá onde na sexta-feira realiza reunião similar a que aconteceu na Sema, para concretizar o envolvimento do governo mato-grossense no trabalho. “Estamos apostando muito nisso. O que estiver ao nosso alcance, faremos, para que a pesquisa se proceda da melhor maneira e o mais depressa possível”, concluiu José Elias.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (João Prestes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.