Panorama
 
 
 
 

GREENPEACE COBRA POSIÇÃO OFICIAL SOBRE IDENTIFICAÇÃO DE TRANSGÊNICOS NO RÓTULO DOS PRODUTOS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Março de 2006

13/03/2006 - A organização não-governamental Greenpeace cobrou hoje (13) do governo brasileiro que assuma o mais rapidamente possível uma posição oficial sobre o que considera o assunto mais importante em discussão na 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP-3): a identificação de transgênicos nas cargas exportadas.

O consultor político do Greenpeace, Sérgio Leitão, informou que a organização defende a posição do Ministério do Meio Ambiente, de optar pelo uso da palavra "contém". É uma postura, segundo ele, de respeito à biodiversidade, de garantia da biossegurança e de respeito à saúde de todos os habitantes do planeta. Na opinião do consultor, o uso da expressão "pode conter" está ligado aos interesses da indústria e na prática, pelo menos para o Brasil, significa nada a fazer. "Não é só uma mera briga de palavras – significa a diferença entre fazer alguma coisa ou nada", disse.

Leitão reiterou que o Greenpeace cobra "uma posição clara no sentido da defesa do 'contém', sem qualquer tipo de adiamento quanto ao início imediato dessa medida, para que tenhamos a garantia de que a posição do governo brasilero não é a mesma adotada na última MOP, no Canadá, no ano passado, quando o Brasil se uniu à Nova Zelândia para atender a interesses de países que sequer são signatários do Protocolo, como Estados Unidos, Argentina e Austrália".

E lembrou que reuniões com a sociedade civil e com lideranças do agronegócio poderiam "clarear algumas questões, como o aumento no custo das transações econômicas em decorrência da adoção do 'contém', já que alguns cálculos apontam prejuízos de US$ 100 milhões, mas são exageros, sem fundamentação". Para Leitão, o consumidor deve ter a opção, no mercado, de comprar ou não um alimento que tenha sido feito com produto geneticamente modificado.

O Greenpeace distribuiu cópias do primeiro relatório global que aponta a contaminação do meio ambiente por organismos geneticamente modificados (OGMs), narrando 113 casos ocorridos nos últimos dez anos em 39 países. Segundo o relatório, só no ano passado foram registradas ocorrências em 11 países, incluindo alguns que supostamente possuem um sistema de controle rígido, como o Reino Unido.

No relatório, o Brasil é apontado como país que tem quatro casos de contaminação oficialmente registrados desde 1998, como a entrada ilegal de soja transgênica da Argentina em lavouras no Rio Grande do Sul, em 2005, e a comercialização de milho transgênico, no mesmo estado, também no ano passado.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Luciana Nórcio

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.