Panorama
 
 
 
 

IBAMA INTENSIFICA COMBATE À PESCA COM EXPLOSIVO NA BAHIA

Panorama Ambiental
Salvador (BA) – Brasil
Março de 2006

(16/03/06) - A Operação CARAPEBA, que reúne os efetivos do Ibama/BA, do Centro de Recursos Ambientais -CRA e das Polícias Federal e Militar da Bahia no combate à pesca predatória com utilização de explosivos na região da Baía de Todos os Santos, vai ter continuidade em 2006 de forma ainda mais intensa, agregando inclusive novos parceiros institucionais ao programa.

Essa decisão foi tomada na manhã de ontem (15/03) em uma reunião na sede do Ibama, presidida pelo gerente executivo do instituto, Julio Rocha, com a presença de representantes de várias instituições, como Polícia Militar, Policia Federal, Exército, Petrobrás, Companhia das Docas do Estado da Bahia – CODEBA, Prefeitura Municipal de Salvador, Agência Brasileira de Inteligência – ABIN e Centro de Recursos Ambientais – CRA.

A reunião, convocada pelo Ibama, foi realizada com o objetivo de se analisar os resultados obtidos até o momento com a Operação CARAPEBA - iniciada no ano passado -, e traçar novos planos de combate à pesca com bomba, como é popularmente conhecida a prática de se pescar utilizando explosivos, em vários pontos do estado, sendo mais freqüente na Baía de Todos os Santos.

Essa prática nociva causou no último domingo (12), a morte de um pedreiro na Baía de Todos os Santos. Segundo a polícia, a bomba que ele pretendia lançar ao mar explodiu em suas mãos segundos antes de concretizar o intento, causando a morte súbita. No final do ano passado, outro acidente envolvendo explosivo chocou a população da cidade, quando morreu um cabeleireiro que mergulhava nas imediações de um barco cujos ocupantes praticavam a pesca com bomba. Ele também teve morte imediata, causada pelo rompimento de seus órgãos internos.

Como forma de combater a pesca predatória e evitar que tragédias como as acima citadas voltem a ocorrer, as instituições que se reuniram com o Ibama irão formalizar dentro de aproximadamente 20 dias um Protocolo de Intenções, onde cada Órgão envolvido terá especificado a sua forma de apoio no programa.

Educação Ambiental e Intensificação no processo de fiscalização foram os dois temas de consenso, que necessitam ser implementados de maneira mais contundente.

Entre as sugestões apresentadas, destacam-se: a elaboração de um Plano Específico de Educação Ambiental, confecção de cartazes e folders da Operação CARAPEBA visando sua divulgação, realização de curso específico de Agentes Ambientais Voluntários, entre outros.

Os participantes também aprovaram a idéia de criação de um banco de dados compartilhado para troca de informações e a solicitação à Assembléia Legislativa do estado da aprovação do dia de combate à pesca com bomba no Estado da Bahia.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.