Panorama
 
 
 
 

INSTITUTO DE BOTÂNICA REÚNE ESPECIALISTAS PARA DISCUTIR RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006

14/03/2006 - Especialistas de diversos setores reuniram-se nos dias 9 e 10 de março no Instituto de Botânica - IBt, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, participando do Workshop "Modelos Alternativos para Recuperação de Áreas Degradadas (RAD) em Matas Ciliares no Estado de São Paulo". Segundo o secretário do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, o evento constituiu uma ação concreta da pasta, comprometida com as políticas públicas, proporcionando informações científicas ao setor florestal, sobretudo relacionadas com a recuperação de áreas degradadas e com a conservação da biodiversidade, tendo como foco principal a recuperação de matas ciliares no Estado.
Sema

Na opinião de Luiz Mauro Barbosa, diretor geral do Instituto de Botânica, que coordenou o encontro, a reunião foi um dos eventos mais importantes dos últimos anos, devendo contribuir para a melhoria das diretrizes da Secretaria do Meio Ambiente, fundamentando as definições das políticas públicas da pasta, além de disseminar informações e experiências novas sobre recuperação de áreas degradadas. O encontro, realizado em conjunto com Projeto Matas Ciliares, também da Secretaria do Meio Ambiente, com o apoio do Banco Mundial, discutiu, entre outros temas, o desenvolvimento de modelos alternativos para recuperação de áreas degradadas, considerando as diferentes situações de degradação do Estado.

Os participantes foram divididos em seis grupos temáticos:

-Grupo I: Modelos de RAD para aplicação em diferentes situações em Matas Ciliares do Estado de São Paulo

-Grupo II: RAD em trechos ciliares do estado de São Paulo: bases para o desenvolvimento sustentável

-Grupo III: Parâmetros para elegibilidade de projetos em Recuperação de Matas Ciliares como Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL)

-Grupo IV: Dificuldades e lacunas na produção de mudas e sementes para a RAD das Matas Ciliares do Estado de São Paulo

-Grupo V: Entraves para efetivar a restauração de Matas Ciliares no Estado de S. Paulo

-Grupo VI: Indicadores de Avaliação e Monitoramento de Áreas em Recuperação

 
 
Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Sema
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.